Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1499
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
metadata.dc.creator: Oliveira, Thais Balduino
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
metadata.dc.description.resumo: As formas de acesso à informação se diversificaram bastante, nos últimos anos, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O estudante da atual geração não se reconhece como sujeito da escola tradicional, tornando-se um desafio à educação. Diante dos anseios dessa "sociedade da informação" (CASTELLS, 2000), a escola precisa desenvolver o pensamento crítico e analítico do estudante, além de repensar o processo ensino-aprendizagem. Em virtude desse cenário, o uso das TICs, como ferramentas de aprendizagem, têm se tornado um grande desafio para os professores. Partindo desse pressuposto, este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso das redes sociais como estratégia de ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O estudo desenvolvido neste trabalho está fundamentado teoricamente em: Castells (2000); Freire (1986, 1987); Kleiman (1995, 1998); Lévy (2008); Silva (2003); Silva (2014); Soares (1998, 2002); Xavier (2005,2011), dentre outros. A partir das reflexões teóricas, pode-se afirmar que o uso das redes sociais em sala de aula propicia o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita prazerosas para os estudantes, além de contribuir para o processo ensino-aprendizagem da língua materna.
Abstract: The forms of access to information have diversified considerably, in recent years, with the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The current generation student does not recognize himself as a subject of the traditional school, becoming a challenge to education. Faced with the aspirations of this "information society" (CASTELLS, 2000), the school needs to develop the student's critical and analytical thinking, in addition to rethinking the teaching-learning process. In view of this scenario, the use of ICTs, as learning tools, has become a major challenge for teachers. Based on this assumption, this article aims to reflect on the use of social networks as a mother tongue teaching strategy. It is a bibliographic research, of qualitative nature. The study developed in this work is theoretically based on: Castells (2000); Freire (1986, 1987); Kleiman (1995, 1998); Lévy (2008); Silva (2003); Silva (2014); Soares (1998, 2002); Xavier (2005,2011), among others. Based on theoretical reflections, it can be said that the use of social networks in the classroom promotes the development of pleasant reading and writing activities for students, in addition to contributing to the teaching-learning process of the mother tongue.
Keywords: Rede Social
Letramento digital
Leitura
Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1499
Issue Date: 26-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Thaís Balduino Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso94,75 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Thaís Balduino Oliveira.pdf160,97 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Thaís Balduino Oliveiras.pdf198,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.