Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1499
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
Autor(es): | Oliveira, Thais Balduino |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos |
Primeiro Membro da Banca: | Fernandes, Juliana Cristina da Costa |
Resumo: | As formas de acesso à informação se diversificaram bastante, nos últimos anos, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O estudante da atual geração não se reconhece como sujeito da escola tradicional, tornando-se um desafio à educação. Diante dos anseios dessa "sociedade da informação" (CASTELLS, 2000), a escola precisa desenvolver o pensamento crítico e analítico do estudante, além de repensar o processo ensino-aprendizagem. Em virtude desse cenário, o uso das TICs, como ferramentas de aprendizagem, têm se tornado um grande desafio para os professores. Partindo desse pressuposto, este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso das redes sociais como estratégia de ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O estudo desenvolvido neste trabalho está fundamentado teoricamente em: Castells (2000); Freire (1986, 1987); Kleiman (1995, 1998); Lévy (2008); Silva (2003); Silva (2014); Soares (1998, 2002); Xavier (2005,2011), dentre outros. A partir das reflexões teóricas, pode-se afirmar que o uso das redes sociais em sala de aula propicia o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita prazerosas para os estudantes, além de contribuir para o processo ensino-aprendizagem da língua materna. |
Abstract: | The forms of access to information have diversified considerably, in recent years, with the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The current generation student does not recognize himself as a subject of the traditional school, becoming a challenge to education. Faced with the aspirations of this "information society" (CASTELLS, 2000), the school needs to develop the student's critical and analytical thinking, in addition to rethinking the teaching-learning process. In view of this scenario, the use of ICTs, as learning tools, has become a major challenge for teachers. Based on this assumption, this article aims to reflect on the use of social networks as a mother tongue teaching strategy. It is a bibliographic research, of qualitative nature. The study developed in this work is theoretically based on: Castells (2000); Freire (1986, 1987); Kleiman (1995, 1998); Lévy (2008); Silva (2003); Silva (2014); Soares (1998, 2002); Xavier (2005,2011), among others. Based on theoretical reflections, it can be said that the use of social networks in the classroom promotes the development of pleasant reading and writing activities for students, in addition to contributing to the teaching-learning process of the mother tongue. |
Palavras-chave: | Rede Social Letramento digital Leitura Escrita |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1499 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Thaís Balduino Oliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 94,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Thaís Balduino Oliveira.pdf | 160,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Thaís Balduino Oliveiras.pdf | 198,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.