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dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Neco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023958781448719pt_BR
dc.creatorRodrigues, José Robeto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037871271585390pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T14:23:40Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2020-12-16T14:23:40Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1481-
dc.description.abstractBasic school education is a right guaranteed by the Brazilian constitution, through the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), and should cover the integral formation of the human being for the exercise of citizenship. Mathematics education is a relevant curricular component for student citizen education, for contributing to the understanding of numerical information and codes, preparing the future citizen for the labor market, to become a conscious consumer, and to social, cultural and political relations. Even though it is a fundamental discipline in the lives of all people and is present in their daily lives, research shows that mathematical discipline has contributed to the increase in the number of school distastes and evasions. One of the actions necessary to reverse the high rates of failure, which often causes school dropout, is to review the methodologies of learning evaluation, making them more diagnostic and formative, in this sense, this work aims to contribute to this pedagogical transformation, so necessary for the improvement of teaching and learning processes. The methodological procedure used to achieve the proposed objectives has a bibliographic survey of authors committed to the study of the teaching, learning and evaluation process in mathematics. From the perspective of an evaluation focused on student learning, it is important that the teacher reflects on their practices and that he knows different instruments and evaluative resources, to know which one to use in a given situation and context.pt_BR
dc.description.resumoA educação básica escolar é um direito garantido pela constituição brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), devendo abranger a formação integral do ser humano para o exercício da cidadania. A educação matemática é uma componente curricular relevante para a formação cidadã do estudante, por contribuir com a compreensão de informações e códigos numéricos, preparando o futuro cidadão para o mercado de trabalho, para se tornar um consumidor consciente, e para as relações sociais, culturais e políticas. Mesmo sendo uma disciplina fundamental na vida de todas as pessoas e estando presente no dia a dia delas, pesquisas mostram que a disciplina matemática tem contribuído com o aumento do número de reprovações e evasões escolares. Uma das ações necessárias para reverter os altos índices de reprovação, que muitas vezes causa a evasão escolar, é rever as metodologias de avaliação da aprendizagem, tornando-as mais diagnósticas e formativas, nesse sentido, este trabalho visa contribuir com esta transformação pedagógica, tão necessária para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado para alcançar os objetivos propostos conta com um levantamento bibliográfico de autores comprometidos com o estudo do processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em matemática. Na perspectiva de uma avaliação voltada para a aprendizagem do estudante, é importante que o professor reflita sobre suas práticas e que conheça diferentes instrumentos e recursos avaliativos, para saber qual deles utilizar em determinada situação e contexto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Roberto Rodrigues (20182ppgecm0160@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T12:05:50Z No. of bitstreams: 1 Monografia de Especialização_José Rodrigues.pdf: 1118522 bytes, checksum: b11a752e0156693e02518d29e0926fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T14:23:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia de Especialização_José Rodrigues.pdf: 1118522 bytes, checksum: b11a752e0156693e02518d29e0926fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T14:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia de Especialização_José Rodrigues.pdf: 1118522 bytes, checksum: b11a752e0156693e02518d29e0926fc9 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Formativa e Processualpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMétodos Avaliativos no Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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