Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1478
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: BRINCAR PARA APRENDER: O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Alves, Werlita
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Milla
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Hilma
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Lara
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como tema “Brincar para aprender: o lúdico no contexto da educação infantil” e será desenvolvido com o objetivo de compreender sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, bem como o papel do professor na organização de brincadeiras como ferramentas que auxiliem a criança quanto ao desenvolvimento de suas habilidades. Isso porque acreditamos que por meio dos jogos e brincadeiras o professor pode oferecer um ambiente prazeroso para o desenvolvimento da criança. Buscou-se uma literatura especializada para comprovar a importância do lúdico na sala de aula. Foram analisados alguns textos de Kishimoto, Vygostsky, Dornelles, Velasco e Wajskop. No primeiro momento foi realizado um breve contexto histórico sobre a criança e a educação, em seguida foi realizado um estudo sobre o lúdico na sala de aula e como o professor pode utiliza-lo para despertar na criança o interesse em aprender. Sendo assim, podemos verificar que o lúdico na Educação Infantil é uma ferramenta essencial para que a criança desenvolva suas habilidades adquirindo um conhecimento significativo Para este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo.
Abstract: This article has the theme "Play to learn: play in the context of early childhood education" and will be developed with the aim of understanding about the importance of play in Early Childhood Education, as well as the role of the teacher in organizing games as tools that help child's development of skills. This is because we believe that through games and play the teacher can offer a pleasant environment for the child's development. Specialized literature was sought to prove the importance of playfulness in the classroom. Some texts by Kishimoto, Vygostsky, Dornelles, Velasco and Wajskop were analyzed. In the first moment, a brief historical context about the child and education was carried out, then a study about the playfulness in the classroom and how the teacher can use it to awaken in the child the interest in learning. Thus, we can verify that playfulness in Early Childhood Education is an essential tool for the child to develop their skills by acquiring significant knowledge. For this work, a qualitative bibliographic research was carried out.
Keywords: Educação Infantil. Lúdico. Criança. Professor
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1478
Issue Date: 26-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Werlita Alves.pdf878,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.