Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BRINCAR PARA APRENDER: O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Alves, Werlita
Primeiro Orientador: Fonseca, Milla
Primeiro Membro da Banca: Brandão, Hilma
Segundo Membro da Banca: Fonseca, Lara
Resumo: Este artigo tem como tema “Brincar para aprender: o lúdico no contexto da educação infantil” e será desenvolvido com o objetivo de compreender sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, bem como o papel do professor na organização de brincadeiras como ferramentas que auxiliem a criança quanto ao desenvolvimento de suas habilidades. Isso porque acreditamos que por meio dos jogos e brincadeiras o professor pode oferecer um ambiente prazeroso para o desenvolvimento da criança. Buscou-se uma literatura especializada para comprovar a importância do lúdico na sala de aula. Foram analisados alguns textos de Kishimoto, Vygostsky, Dornelles, Velasco e Wajskop. No primeiro momento foi realizado um breve contexto histórico sobre a criança e a educação, em seguida foi realizado um estudo sobre o lúdico na sala de aula e como o professor pode utiliza-lo para despertar na criança o interesse em aprender. Sendo assim, podemos verificar que o lúdico na Educação Infantil é uma ferramenta essencial para que a criança desenvolva suas habilidades adquirindo um conhecimento significativo Para este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo.
Abstract: This article has the theme "Play to learn: play in the context of early childhood education" and will be developed with the aim of understanding about the importance of play in Early Childhood Education, as well as the role of the teacher in organizing games as tools that help child's development of skills. This is because we believe that through games and play the teacher can offer a pleasant environment for the child's development. Specialized literature was sought to prove the importance of playfulness in the classroom. Some texts by Kishimoto, Vygostsky, Dornelles, Velasco and Wajskop were analyzed. In the first moment, a brief historical context about the child and education was carried out, then a study about the playfulness in the classroom and how the teacher can use it to awaken in the child the interest in learning. Thus, we can verify that playfulness in Early Childhood Education is an essential tool for the child to develop their skills by acquiring significant knowledge. For this work, a qualitative bibliographic research was carried out.
Palavras-chave: Educação Infantil. Lúdico. Criança. Professor
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1478
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Werlita Alves.pdf878,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.