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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1441
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | DANÇA E INDÚSTRIA CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A PSEUDOFORMAÇÃO A PARTIR DO QUADRO DANÇA DOS FAMOSOS |
metadata.dc.creator: | Morais, Kesi Line de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Luís César de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Luís César de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borzuk, Cristiane Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bandeira, Lílian Branddão |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, a dança. Desenvolvida desde os primórdios da existência humana, ela possui um elevado potencial formativo. No entanto, na sociedade administrada, a cooptação da dança pela indústria da cultura contribui para a instauração do processo da pseudoformação. A pseudoformação é a subjetividade determinada pelos termos do capital. Ela se baseia nos princípios da heteronomia e do conformismo. Este trabalho buscou identificar os elementos da indústria cultural que estão presentes no quadro Dança dos Famosos e apresentar a forma que este quadro participa do processo da pseudoformação do indivíduo. Para isso, foi realizada uma investigação social empírica, cujo processo inicial se deu a partir de uma análise geral deste quadro, seguida da observação sistemática de algumas de suas edições, para análises mais específicas. As edições escolhidas para essas análises foram: a edição de número 1, ocorrida no ano de 2005; a de número 9, realizada em 2012 e a de número 16, ocorrida no ano de 2019. O critério para essa seleção foi a consideração do período de quinze anos de existência do Dança dos Famosos. Portanto, o quadro foi analisado em sua fase inicial, intermediária e atual. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o método empírico sociológico de produtos intelectuais. O embasamento teórico para a apropriação dos conceitos e reflexão do objeto de pesquisa é oriundo de estudos filosóficos crítico-social, sobretudo, a partir dos pressupostos da Teoria Crítica frankfurtiana e especialmente do pensamento de T. Adorno, M. Horkheimer, Benjamin e Marcuse. Para isso, foi necessário a realização de leitura analítica e fichamento das obras selecionadas. As análises e reflexões sobre o quadro mostraram que, nele, a dança é tratada como mercadoria, como produto para entretenimento das massas. Ela aparece de forma espetacularizada, banalizada e estandardizada, para atender os fins mercantis. Sendo assim, o seu potencial emancipador fica reduzido ou obstado. Por fim, o trabalho apresenta como possibilidade para o desenvolvimento da autonomia e emancipação do indivíduo, a experienciação da arte autêntica e a fruição estética. |
Abstract: | The present work has as object of research, the dance. Developed since the beginning of human existence, it has a high formative potential. However, in capitalist industrial society, the cooptation of dance by the culture industry contributes to the establishment of the pseudoformation process. Pseudoformation is subjectivity determined by the terms of capital. It is based on the principles of heteronomy and conformism. This work sought to identify the elements of the cultural industry that are present in the Dance of the Famous painting and to present the way that this painting participates in the process of the individual's pseudoformation. For this, an empirical social investigation was carried out, whose initial process was based on a general analysis of this situation, followed by the systematic observation of some of its editions, for more specific analyzes. The editions chosen for these analyzes were: edition number 1, which took place in 2005; the number 9, held in 2012 and the number 16, which occurred in 2019. The criterion for this selection was the consideration of the fifteen-year period of existence of Dança dos Famous. Therefore, the picture was analyzed in its initial, intermediate and current phase. For the analysis of the collected data, the empirical sociological method of intellectual products was used. The theoretical basis for the appropriation of concepts and reflection of the research object comes from critical-social philosophical studies, mainly from the assumptions of Frankfurtian Critical Theory and especially from the thinking of T. Adorno, M. Horkheimer, Benjamin and Marcuse. For that, it was necessary to carry out an analytical reading and file of the selected works. Analyzes and reflections on the painting showed that dance is treated as a commodity, as a product for the entertainment of the masses. It appears in a spectacular, banalized and mechanized way, to serve the commercial purposes. Thus, its potential emancipator is reduced or impeded. Finally, the work presents as a possibility for the development of the individual's autonomy and emancipation, the experience of authentic art and aesthetic enjoyment. |
Keywords: | Dança. Indústria cultural. Pseudoformação. Dança dos famosos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.publisher.program: | Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1441 |
Issue Date: | 28-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Teses e dissertações defendidas em outras Instituições |
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Dissertação_Kesi Line de Morais.pdf | Dança e indústria cultural: reflexões sobre a pseudoformação a partir do quadro dança dos famosos | 961,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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