Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marco Antônio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.creatorOliveira, Marcelo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7239456371766424pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-25T14:10:10Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2020-11-25T14:10:10Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1440-
dc.description.abstractThis research has as its theme the young apprentice program, which constitutes the materialization of a public policy aimed at the first job. This type of training is intended for the professional preparation of young people for the world of work. Having dialectical historicism as its theoretical component, the aim of this study was to analyze one of these courses; called Training for the Future, which is coordinated by the Social Assistance Reference Center (Cras) Casa da Família, located in the city of São Luís de Montes Belos - GO. This qualitative study was developed in the form of a case study, whose sample of participants totaled 21 people. The collection instruments were: direct observation, questionnaire and semi-structured interview. The educational product consisted of the elaboration and presentation, together with the body's coordination, of the Family Apprentice Guide, composed of successful pedagogical and administrative practices in this training segment. This proposal was well received by the co-participant institution and it is hoped that it can assist it in structuring its learning program. The results presented indicate that the learning program has potential and is collaborating with the training of its apprentices. However, due to financial limitations; structural and personnel, adjustments are necessary both in the management area and in the teaching methodology.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática o programa jovem aprendiz, o qual se constitui na materialização de uma política pública voltada para o primeiro emprego. Este tipo de formação destina-se à preparação profissional de jovens para o mundo do trabalho. Tendo como vertente teórica o historicismo dialético, o objetivo deste estudo foi analisar um desses cursos; denominado Capacitação para o Futuro, o qual é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa da Família, localizado na cidade de São Luís de Montes Belos – GO. Este trabalho, de natureza qualitativa, foi desenvolvido na forma de estudo de caso, cuja amostra de participantes totalizou 21 pessoas. Os instrumentos de coleta foram: observação direta, questionário e entrevista semiestruturada. O produto educacional consistiu na elaboração e apresentação, junto à coordenação do órgão, do Guia Aprendiz da Família, composto por práticas pedagógicas e administrativas bem-sucedidas neste segmento formativo. Essa proposta foi bem recebida pela instituição coparticipante e espera-se que possa auxiliá-la na estruturação de seu programa de aprendizagem. Os resultados apresentados indicam que o programa de aprendizagem tem potencial e está colaborando com a formação de seus aprendizes. Contudo, devido às limitações financeiras; estruturais e de pessoal, são necessários ajustes tanto na área gerencial, quanto na metodologia de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Silva Oliveira (20182043310125@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-24T20:38:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Marcelo_Oliveira_Repositório.pdf: 5489348 bytes, checksum: a4e354bbce9d518bc323b269566b908d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-25T14:08:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Marcelo_Oliveira_Repositório.pdf: 5489348 bytes, checksum: a4e354bbce9d518bc323b269566b908d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-25T14:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Marcelo_Oliveira_Repositório.pdf: 5489348 bytes, checksum: a4e354bbce9d518bc323b269566b908d (MD5) Previous issue date: 2020-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectPrimeiro Empregopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleJOVEM APRENDIZ E A EPT: O CASO CAPACITAÇÃO PARA O FUTURO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Marcelo_Oliveira_Repositório.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons