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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1432
Tipo: | Dissertação |
Título: | APLICAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS NÃO PAVIMENTADAS |
Autor(es): | Lelis, João Paulo Almeida |
Primeiro Orientador: | Soares, Frederico Antonio Loureiro |
Segundo Orientador: | Santos, Leonardo Nazário Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Batista, Marconi Teixeira |
Segundo Membro da Banca: | Silva Junior, Edio Damasio |
Terceiro Membro da Banca: | Vidal, Vitor Marques |
Resumo: | De acordo com a importância de estradas não pavimentadas para o funcionamento do país, pelo fato de promover o escoamento de mercadorias, e especificadamente no caso de Usinas para o tráfego de máquinas e implementos utilizados em todos processos de produção inclusive no transporte da cana-de-açúcar, objetivou-se analisar a conservação de estradas não pavimentadas sob aplicação de água residuária proveniente do processamento de cana-de-açúcar, via equipamento semirreboque adaptado. O desenvolvimento do equipamento da pesquisa foi realizado no município de Quirinópolis, Estado de Goiás. A água residuária utilizada para a aspersão foi fornecida pela Usina Boa Vista, localizada na região de Quirinópolis – Goiás. Foram utilizadas duas estradas vicinais para realizar as avaliações. Estas estão localizadas na Fazenda Bruacas e Fazenda Furnas. Todos tratamentos consistiram na aplicação de água residuária com diferentes equipamentos de aplicação, sendo, no primeiro perímetro se utilizou semirreboque adaptado (Barriga d’água), no segundo perímetro caminhão pipa e terceiro não houve aplicação de água residuária. Considerou-se para efeito de avaliação dos tratamentos, a severidade e a dimensão das variáveis, nuvem de poeira, buraco ou panela, trilhas de roda, segregação de agregados e erosão. Foram realizadas médias dos dados de dimensão e severidade coletados no experimento e calculados os desvios padrão com a finalidade de verificar a discrepância dos dados coletados. A aplicação de água residuária utilizando o equipamento adaptado (barriga d’água) proporcionou a melhor conservação das estradas de Bruacas e Furnas durante os seis dias de experimentação, baseado nas patologias nuvem de poeira, buraco/panela, trilha de roda, segregação de agregado e erosão. Ainda, por base na redução de uma atividade, a utilização do equipamento barriga d’água se torna mais viável com relação à utilização do tanque pipa. |
Abstract: | Considering the importance of unpaved roads for country functioning, as it promotes the flow of goods, and specifically in the case of sugar plants for machines and implements traffic used in all production processes, including the sugarcane transportation, the objective was to analyze the unpaved roads conservation under the application of wastewater from sugarcane processing, using adapted semi-trailer equipment. The research equipment development was carried out in the municipality of Quirinópolis, State of Goiás. The wastewater used for sprinkling was supplied by Usina Boa Vista, located in the Quirinópolis region - Goiás. Two side roads were used to carry out the evaluations. These are located at Bruacas and Furnas Farms. All treatments consisted of the wastewater application with different equipment, with the first perimeter using an adapted semi-trailer (water belly), the second perimeter with water trucks and the third with no wastewater application. For evaluating treatments, the severity and dimension of the variables, dust cloud, hole or pot, wheel tracks, aggregates segregation and erosion were considered. Averages of the dimension and severity data collected in the experiment were performed and standard deviations were calculated in order to check the discrepancy of the collected data. The wastewater application using the adapted equipment (water belly) provided the best conservation of roads in Bruacas and Furnas Farms during the six days of experimentation, based on the pathologies of dust cloud, hole / pot, wheel trail, aggregate segregation and erosion. Also, based on the reduction of an activity, the use of semi-trailer water tank (water belly) equipment becomes more viable in relation to the use of the water trucks. |
Palavras-chave: | Estradas Vicinais |
Área do CNPq: | ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1432 |
Data do documento: | 6-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
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