Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1400
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com tema gerador: o café |
metadata.dc.creator: | Campos Silva, Jéssica de Moura Martins, Carla Vieira da Silva, Rodrigo |
metadata.dc.description.resumo: | O uso das Metodologias Ativas no ensino é caracterizado por inserir o aluno como centro do processo de aprendizagem, dando autonomia para que ele consiga solucionar problemas a partir das discussões, interações e atividades que exigem que ele se torne agente ativo nesse processo, buscando estratégias, como as tecnologias digitais, para solução de problemas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi elaborar por meio de uma metodologia ativa, uma sequência didática composta por atividades planejadas para lecionar alguns conteúdos no ensino de química básica por meio de um tema gerador, o café. As propostas didáticas foram estruturadas em: *Principiar a História do Café no ensino com a promulgação da Lei 10.639 de 2003; *Inserir temas para a contextualização do Ensino de Química com outras disciplinas, como por exemplo: Geografia, Biologia, História e Matemática; *Despertar nos alunos o interesse do tema gerador como produto para pesquisas em artigos; *Estudar sobre a composição química do café e *Análise Sensorial de diferentes tipos de café. Nessa analogia, de modo a contribuir conceitos para o ensino, compreende-se que as referências históricas e tecnológicas permitem identificar grandes possibilidades de contextualização que podem ser construídas por meio de conceitos e metodologias ativas aplicadas no tema gerador escolhido. Ou seja, este texto busca desenvolver um estímulo em torno dos conceitos e proposições sobre sequência didática, que consiste em propostas metodológicas para a organização e planejamento do ensino, com diferentes aspectos e ênfases. |
Abstract: | The use of Active Methodologies in teaching is characterized by inserting the student as the center of the learning process, giving autonomy so that he can solve problems based on discussions, interactions and activities that require him to become an active agent in this process, seeking strategies, like digital technologies, for problem solving. In this context, the objective of this work was to elaborate, through an active methodology, a didactic sequence composed of activities planned to teach some contents in the teaching of basic chemistry through a generator theme, coffee. The didactic proposals were structured in: * Begin the History of Coffee in teaching with the enactment of Law 10,639 of 2003; * Insert themes for the context of Chemistry Teaching with other subjects, such as Geography, Biology, History and Mathematics; * Awakening in students the interest of the generator theme as a product for researching articles; * Study on the chemical composition of coffee and * Sensory analysis of different types of coffee. In this analogy, in order to contribute concepts to teaching, it is understood that the historical and technological references allow to identify great possibilities of contextualization that can be constructed through active concepts and methodologies applied in the chosen generator theme. In other words, this text seeks to develop a stimulus around the concepts and propositions about didactic sequence, which consists of methodological proposals for the organization and planning of teaching, with different aspects and emphases. El uso de metodologías activas en la enseñanza se caracteriza por insertar al alumno como el centro del proceso de aprendizaje, otorgando autonomía para que pueda resolver problemas basados en discusiones, interacciones y actividades que requieren que se convierta en un agente activo en este proceso, buscando estrategias, como las tecnologías digitales, para resolver problemas. En este contexto, el objetivo de este trabajo fue elaborar, a través de una metodología activa, una secuencia didáctica compuesta de actividades planificadas para enseñar algunos contenidos en la enseñanza de la química básica a través de un tema generador, el café. Las propuestas didácticas se estructuraron en: * Comenzar Historia del café en la enseñanza con la promulgación de la Ley 10.639 de 2003; * Insertar temas para la contextualización de la enseñanza de la química con otras materias, como geografía, biología, historia y matemáticas; * Despertar en los estudiantes el interés del tema generador como producto para la investigación de artículos. * Estudio sobre la composición química del café y * Análisis sensorial de diferentes tipos de café. En esta analogía, para aportar conceptos a la enseñanza, se entiende que las referencias históricas y tecnológicas permiten identificar grandes posibilidades de contextualización que se pueden construir a través de conceptos y metodologías activas aplicadas en el tema generador elegido. En otras palabras, este texto busca desarrollar un estímulo alrededor de los conceptos y proposiciones sobre la secuencia didáctica, que consiste en propuestas metodológicas para la organización y planificación de la enseñanza, con diferentes aspectos y énfasis. |
Keywords: | Contextualização da temática; Pesquisa investigativa; Estratégia de ensino; Multidisciplinar; Coffea arabica. Contextualization of the theme; Investigative research; Teaching strategy; Multidisciplinary; Coffea arabica. Contextualización del tema; Investigación investigativa; Estrategia de enseñanza; Multidisciplinario; Coffea arabica. |
metadata.dc.subject.cnpq: | Química |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
Citation: | Abic. (2009) - Associação Brasileira da Indústria de Café. História. Obtido em: <http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=38>. Alves, B. H. P. (2004). Análise Comparativa da Composição Química de Cafés do Cerrado Mineiro e do Sul de Minas Gerais. 91f. Dissertação (Mestrado Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Abnt. (1993) - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Análise sensorial dos alimentos e bebidas: terminologia. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. Barreto, N.M.B. (2016). Temas geradores utilizados no ensino de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino De Química (XVIII ENEQ). Florianópolis - SC. Recuperado em <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/r1302-1.pdf>. Bastos, C. C. (2006). Educação & Medicina. Obtido em: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html%3e. Berbel, N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 32 (1), 25-40. Brasil. (2003). Lei 10.639 de Janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira", e dá outras providências. Brasil/MAPA. (2003.) Instrução normativa nº 8, de 11 de junho de 2003. Diário Oficial da União, 04 de Julho de 2003. Brasil/MEC. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC. Brasil/MEC. (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEB. Brasil/MEC. (2016). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/BNCC. Brasil/MEC. (2017). Portal Mec. Obtido em <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld>. Campos, D. M. S. (2008). Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes. Conab. (2020). Companhia Nacional de Abastecimento. Levantamento indica produção de 50,92 milhões de sacas de café em 2019. Obtido em: <https:// https://www.conab.gov.br/>. Durán, C. A. A.; Tsukui, A.; Santos, F. K. F; Martinez, S. T.; Bizzo, H. R.; &Rezende, C. M. (2017). Café: Aspectos Gerais e seu Aproveitamento para além da Bebida. Revista Virtual Química, 9 (1), 107-134. Embrapa. (2015). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Obtido em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2574254/cafe-e-a-segunda-bebida-mais-consumida-no-brasil>. Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed, São Paulo: Atlas. Guimarães, C. C. (2009). Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, 31(3). 198-202. Grupo 3 corações. Obtido em <http://www.3coracoes.com.br/materias/grupo-3coracoes-mostra-o-processo-de-producao-do-cafe-em-14-passos/>. Kobashigawa, A.H.; Athayde, B.A.C.; Matos, K.F. de Oliveira; Camelo, M.H.; & Falconi, S. (2008). Estação Ciência: Formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional Abc na Educação Científica. São Paulo. 212-217. Luca, A. G. de Santos, S. A. dos. (2010). Dialogando ciência entre sabores, odores e aromas. São Paulo: Editora Livraria da Física. Martins, A. B.; Santa Maria, L. C.; & Aguiar, M. R. M. P. (2003). Drogas no ensino de química. Química Nova na Escola, (18), 18-21. Minayo, M. C. S. (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. Moreira, A., C. (2000). O mundo é o limite. Especial café. Panorama Rural, 2 (19), 72-109. Moreira, P.F.S.D. (2012). A bioquímica e a lei federal 10639/03 em espaços formais e não formais de educação 179f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Uberlândia. Nova Escola. (2018). Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Obtido em <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado>. Oliveira, M. M. (2013). Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes. Penha, S. P. (2006). A física e a sociedade na tv. 89f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, CEFET-RJ, Rio De Janeiro. Pereira, A.S; Shitsuka, D.M; Parreira, F.J; & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. 1º Edição, 54-62. Pereira, R. (2012). Método ativo: técnicas de problematização da realidade aplicada à educação básica e ao ensino superior. In: VI Colóquio Internacional. Educação e Contemporaneidade São Cristóvão. Santos, A.B; Moura, V.C.T.; & Moreira, P.F.S.D. (2016). O café no dia a dia, propriedades químicas e sua relação Brasil-áfrica. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis - SC. Recuperado em <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/r0523-1.pdf>. Schmiedecke, W.G.; Silva, M.P.C.; & Silva, W.M. (2011). A história da ciência na composição de sequências didáticas: possibilidades trabalhadas em um curso de licenciatura em física. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. Anais. Manaus, AM, p. 1-10. Recuperado em: <http://www.sbfi.sbfi sica.org. br/snef/xix/ sys/resumos/t0441- 2.pdf>. Simões, G., Demétrio, G. B., Paula, G. F. de Ladeira, D. C., & Matsumoto, L. S. (2020). Influência da borra de café nos atributos microbiológico do solo e na cultura de milho. Research, Society and Development, 9(8), e818986400. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6400. Zabala, Antoni. (1998). A prática educativa: como ensinar. Esquema da sequência didática. Porto Alegre: Artmed. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1400 |
Issue Date: | 26-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCAE - PÓS GRADUAÇÃO - JÉSSICA CAMPOS SILVA.pdf | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/ | 190,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
7253-Article-109080-1-10-20200826 PUBLICADO.pdf | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7253 | 451,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
acceptance_autor_7253 CARTA DE ACEITE.pdf | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7253 | 67,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.