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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DO IF GOIANO MORRINHOS
metadata.dc.creator: Oliveira, Kátia Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Na discussão acerca da formação de professores dos anos iniciais do ensino básico, um tema que merece novos estudos são as propostas para formação inicial oferecidas nas Instituições de Ensino Superior (IES). A partir dessa premissa, o presente trabalho apresenta como objetivo a análise das propostas de formação profissional do pedagogo oferecidas em IES, que a oferece na modalidade presencial na região de abrangência ao IF Goiano - Morrinhos, buscando identificar as fragilidades e descaracterizações da formação docente. Com o mesmo objetivo, apresentamos as perspectivas dos discentes do curso de Pedagogia, oferecido pelo IF Goiano, bem como, a demanda profissional em Instituições Públicas que oferecem as modalidades da Educação Infantil (EI), Ensino Fundamental I (EF I) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Caldas Novas e Morrinhos. Compreender as dificuldades para a formação de pedagogos se torna pertinente já que estudos acerca da temática indicam a descaracterização do preparo para docência nas propostas das instituições formadoras (GATTI; BARRETO, 2009; LIBÂNEO, 2010, 2001; PIMENTA; LIMA, 2005). Exponho, incialmente, os contextos históricos e políticos que marcaram a trajetória da formação de professores e pedagogos no Brasil. Em sequência, os resultados a serem apresentados decorreram de pesquisas realizadas em contextos de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), no período de 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018, junto ao IF Goiano campus Morrinhos. Para consecução dos objetivos das pesquisas de caráter exploratório, foram utilizadas como metodologias: a análise documental, para identificar e analisar o proposto pelos marcos legais e o efetivamente realizado no processo formativo, no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), ementas e planos de ensino; o método de entrevista grupo focal, para captar as expectativas e perspectivas discentes, que ingressaram no curso oferecido pelo IF Goiano em 2013, 2014 e 2016, relativas à profissão do pedagogo diante as experiências vividas nos estágios e a qualidade da formação deste licenciado; e por fim entrevistas individuais semiestruturadas com gestores de instituições públicas da educação básica dos municípios de Morrinhos e Caldas Novas e ainda, com coordenadores e docentes dos cursos de Pedagogia oferecido pelo Instituto Federal Goiano - campus Morrinhos (IF Goiano), IES B - campus Caldas Novas e IES C campus - Goiatuba. A compatibilidade dos documentos analisados (PPC, Planos de ensino, diários e a formação dos docentes que atuaram no curso) acerca da formação oferecida pelo IF Goiano demonstram, relativa congruência. Os grupos de foco dinamizados com as discentes revelam fragilidades da formação pedagógica na perspectiva das alunas às vésperas de conclusão do curso. No que se refere as propostas formativas, foi observado uma falta de consenso quanto à formação do pedagogo na região, causando o enfraquecimento da identidade desse profissional.
Abstract: In the discussion about the teacher training of the initial years of basic education, a topic that deserves further studies are the proposals for initial training offered in the Institutions of Higher Education (IHE). Based on this premise, the objective of this work is to analyze the pedagogic professional training proposals offered in IHE, which offers it in the face modality in the region covered by the IF Goiano-Morrinhos, seeking to identify the fragilities and de - characterizations of teacher education. With the same objective, we present the perspectives of the students of the Pedagogy course, offered by IF Goiano, as well as the professional demand in Public Institutions that offer the modalities of Childhood Education (CE), Elementary Education I (EE I) and Education of Youth and Adults (EYA) in the municipalities of Caldas Novas and Morrinhos. Understand the difficulties for the formation of pedagogues becomes pertinent since studies about the subject indicate the lack of characterization of the preparation for teaching in the proposals of the training institutions (GATTI and BARRETO, 2009, LIBÂNEO, 2010, 2001, PIMENTA and LIMA, 2005). I introduce, initially, the historical and political contexts that marked the trajectory of the formation of teachers and pedagogues in Brazil. In sequence, the results to be presented were based on research carried out in the context of the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (IPSIS) and the Research Project for Voluntary Scientific Initiation (RPVSI) in the periods 2015/2016, 2016/2017 and 2017 / 2018, next to IF Goiano campus Morrinhos. To achieve the objectives of exploratory research, were used as methodologies: the documentary analysis, to identify and analyze the proposed by the legal documents and the one actually carried out in the formative process, in the Pedagogical Project of Course (PPC), syllabi and teaching plans; focal group interview method, to capture the expectations and student perspectives, who entered the course offered by IF Goiano in 2013, 2014 and 2016, relative the profession of the educator in face of the experiences lived in the stages and the quality of the training of this licensee; and finally, semi-structured individual interviews with managers of public institutions of basic education in the municipalities of Morrinhos and Caldas Novas, and also with coordinators and teachers of the Pedagogy courses offered by the Goiano Federal Institute - campus Morrinhos (IF Goiano), IES B - campus Caldas Novas and IES C campus - Goiatuba. The compatibility of the documents analyzed (PPC, Teaching Plans, journals and the training of the teachers who participated in the course) about the training offered by IF Goiano show relative congruence. The focus groups energized with the students reveal fragilities of pedagogical training in the perspective of the students on the eve of completing the course. With regard to the training proposals, it was observed a lack of consensus regarding the formation of the pedagogue in the region, causing the weakening of the professional identity.
Keywords: Formação de professores
Pedagogia
Políticas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1268
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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