Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1242
Tipo: Dissertação
Título: PERCEPÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE DIANTE DO PLANO PARA UMA AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO
Título(s) alternativo(s): The public policy of the low carbon agriculture plan (plan abc) in Quirinópolis's city.
Autor(es): Barros, Mallú de Mendonça
Primeiro Orientador: Santos, Adriana da Silva
Primeiro Coorientador: Carvalho, Márcia Thaís de Melo
Primeiro Membro da Banca: Santos, Adriana da Silva
Segundo Membro da Banca: Del Peloso, Maria José de
Terceiro Membro da Banca: Pacheco, Abílio Rodrigues
Resumo: Goiás é a quinta bacia leiteira do país. Como forma de garantir o bom desempenho desta atividade econômica, há uma incessante busca por mecanismos que visem a melhoria produtiva, o apropriado manejo do solo com vistas à produção que garanta o uso de tecnologia sustentável e modos de produção mais resilientes, associados aos benefícios ambientais do conforto animal, de baixa emissão de carbono, como o sistema integrado agrossilvipastoril. Nesse sentido, esta pesquisa destinou-se a diagnosticar e sistematizar as principais características percebidas pelos produtores rurais diante do nível de adesão da Tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF -, introduzida pela Política Pública do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) como forma tanto de promoção de desenvolvimento regional quanto de melhorias sociais, econômicas e ambientais. Esta pesquisa, objetivou avaliar a governança e a resposta de produtores de leite em relação a implementação do Plano ABC em Goiás, bem como, identificar os níveis de atuação dos atores e setores (governança) envolvidos na implementação de projetos que contemplam o Plano ABC no Estado; descrever os fatores limitantes e de sucesso na implementação do Plano ABC apontados pela governança; analisar o nível de adoção e percepção do Plano ABC por produtores rurais em uma região de destaque em Goiás. Trata-se de um estudo qualiquantitativo com uma abordagem descritivo-exploratória, fracionada nas seguintes etapas: 1º) diagnóstico dos atores e setores envolvidos na política pública do Plano ABC a partir do método snowball para sondagem das entrevistas; 2º) Investigação in loco e como instrumento de coleta de dados, aplicação de questionários aos produtores rurais; análise dos dados com uso do software estatístico R, a partir do método Likert que avalia o comportamento da decisão do produtor rural. A pesquisa demonstrou a verificação da percepção das necessidades e das expectativas do produtor como sujeito importante a ser considerado no contexto de uma política pública nacional; proporcionou a visualização do cenário das forças e das fraquezas da governança na implantação da política pública a partir da adoção pelo produtor rural da cadeia do leite; as contribuições do produtor no processo de governança no que concerne a implantação e a adoção de novas práticas sustentáveis para o desenvolvimento da agricultura de baixo carbono de modo resiliente e a demanda para a verificação de métricas a partir das três dimensões indicadores de sustentabilidade.
Abstract: The State of Goiás State is a very important in milk production in Brazil. So, since 2012, several studies involvin integrated crop-livestock-forest (ILPF), have shown satisfactory results and good performance to improve the use of sustainable technology and more resilient modes of production associated with environmental benefits, such as the agrosilvipastoral system. This research aimed to diagnose and systematize the main characteristics perceived by rural producers in view of the adhesion level of the Crop-Livestock-Forest Integration Technology - ILPF -, introduced by the Public Policy of the Low Carbon Agriculture Plan (Plan ABC) in Quirinópolis's city, located in south of Goias State.
Palavras-chave: mitigação de riscos ambientais
mitigation
ilpf
technology transfer method
gases de efeito estufa
greenhouse gases
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1242
Data do documento: 4-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Mallú de Mendonça Barros.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao-Mallu.pdf96,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.