Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1183
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SABERES E IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LIBRAS
metadata.dc.creator: Bernardes, Keila Thaysa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem por tema Saberes e Identidades de professores de Libras no ensino fundamental onde propusemo-nos identificar quais são os saberes necessários à docência na constituição da identidade do docente de Libras no que diz respeito aos cursos de formação inicial do professor. O objetivo desta pesquisa foi identificar a formação em Libras nos cursos de formação de professores das Instituições Federais no Estado de Goiás, para tanto, a presente pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, uma vez que tem por objetivo inicial explorar um levantamento bibliográfico. Com relação aos procedimentos técnicos, inicialmente realizamos uma análise crítica de referências bibliográficas com vistas a desenvolver uma reflexão teórico-metodológica evidenciando implicações e desdobramentos do problema deste projeto. Após o procedimento de investigação da revisão bibliográfica, conclui-se que a educação para os surdos foi conquistada com muita luta por parte da comunidade surda, principalmente no que se refere ao preconceito. Destaca-se como a primeira escola de surdos, fundada no Brasil, o “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”, atualmente, “Instituto Nacional de Educação de Surdos” – INES. Além dessa conquista, destaca-se também, como um marco para educação de surdos, a criação da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que estabelece o reconhecimento da LIBRAS como a língua oficial utilizada pelas comunidades Surdas. Dessa forma, a formação de professores em Libras é fundamental para atingir o objetivo da lei. Contudo, ainda é necessário que seja aprimorado o ensino de professores em Libras.
Abstract: The objective of this research was to identify the training in Libras in the teacher training courses of Federal Institutions in the State of Goiás, for this purpose, this research is an exploratory qualitative approach, since its initial objective is to explore a bibliographic survey. Regarding technical procedures, we initially performed a critical analysis of bibliographic references in order to develop a theoretical-methodological reflection showing the implications and consequences of the problem of this project. The research has the theme Knowledge and Identities of Libras teachers in elementary school, where we set out to identify what knowledge is necessary for teaching in the constitution of the identity of the Libras teacher with regard to initial teacher training courses. After the investigation procedure of the bibliographic review, it is concluded that education for the deaf was achieved with a lot of struggle on the part of the deaf community, especially with regard to prejudice. It stands out as the first school for the deaf, founded in Brazil, the “Imperial Institute of the Deaf-Mute”, currently, “National Institute for the Education of the Deaf” - INES. In addition to this achievement, the creation of Law No. 10,436, of April 24, 2002, which establishes the recognition of LIBRAS as the official language used by Deaf communities, also stands out as a milestone for deaf education. Thus, teacher training in Libras is essential to achieve the objective of the law. However, it is still necessary to improve the teaching of teachers in pounds.
Keywords: Pedagogia. Formação de Professores em Libras. Ensino Para Surdos.
Pedagogy. Teacher Training In Points. Teaching For The Deaf.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1183
Issue Date: 16-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Keila Thaysa Bernardes.pdf726,09 kBAdobe PDFView/Open
Anexo_ Keila Thaysa Bernardes.pdfordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha de rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa261 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.