Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Vieira da-
dc.creatorOliveira, Aline Mamede Vidica-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948242682406470pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-20T01:21:14Z-
dc.date.available2020-03-17-
dc.date.available2020-03-20T01:21:14Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1175-
dc.description.abstractThe environment that surrounds us in addition to providing sensations, such as well-being, is rich in preponderant information for the establishment of species related both to fauna and flora. The Goiano Federal Institute Campus Morrinhos - Goiás is a federal public institution that promotes Professional, Scientific and Technological Education and has in its area buildings, being full of plant species. Thus, it is necessary to know about the local green area, especially the tree species so that you can enjoy relevant data about each species. The objective of this work was to carry out a survey of the tree species of the Morrinhos - Goiás Campus in order to offer subsidies to teachers and students to identify the tree species of the locality, providing a means of integration to the theoretical contexts used in the classroom, combining knowledge through of practices that instigate the student to evidence the process of knowledge. The data were collected in three areas of the Morrinhos Campus chosen due to the proximity to the campus buildings, where they were identified through the use of a botanical identification key and identification manual, cataloging the local tree species and their characteristics. Most of the 28 species identified were evidenced in zone A. The most expressive families were Myrtaceae and Fabaceae family. Given the data of the species variety it is possible to develop methodologies that add scientific contexts with the environmental interface due to the variety of species found. Through the identification of the species of the place it is possible to develop methodologies that aggregate the theoretical knowledge involving plant and environmental contexts, using the site itself as an instrument of study.pt_BR
dc.description.resumoO ambiente que nos cerca além de proporcionar sensações, como bem estar, é rico em informações preponderantes para o estabelecimento de espécies tanto relacionados à fauna quanto a flora. O Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos – Goiás é uma instituição pública federal promotora de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e possui em sua área edificações, sendo repleta de espécies vegetais. Assim, faz-se necessário o conhecimento acerca da área verde local, em especial as espécies arbóreas para que se possa desfrutar de dados relevantes sobre cada espécie. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das espécies arbóreas do Campus Morrinhos - Goiás a fim de oferecer subsídios aos docentes e discentes a identificar as espécies arbóreas da localidade, propiciando um meio de integração aos contextos teóricos utilizados em sala de aula aliando conhecimentos por meio de práticas que instiguem o discente a evidenciar o processo de conhecimento. Os dados foram coletados em três áreas do Campus Morrinhos escolhidas devido à proximidade com as edificações do campus, onde foram identificadas através da utilização de chave de identificação botânica e manual de identificação, sendo catalogadas as espécies arbóreas do local bem como suas características. A maior parte das 28 espécies identificadas foram evidenciadas na zona A. As famílias mais expressivas foram a Myrtaceae e família Fabaceae. Diante os dados da variedade de espécies nota-se que é possível desenvolver metodologias que agregam contextos científicos com a interface ambiental devido à variedade de espécies encontradas. Através da identificação das espécies do local é possível desenvolver metodologias que agregam o conhecimento teórico envolvendo contextos vegetais e ambientais, utilizando o próprio local como instrumento de estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:22:03Z No. of bitstreams: 2 ALINE MAMEDE VIDICA OLIVEIRA _rotated.pdf: 242259 bytes, checksum: d20fdb4d6e07d8bd706f404f272375ba (MD5) MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINE OLIVEIRA.pdf: 6182005 bytes, checksum: 04455c85415bfb7d704f7b8c8d400785 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-20T01:20:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALINE MAMEDE VIDICA OLIVEIRA _rotated.pdf: 242259 bytes, checksum: d20fdb4d6e07d8bd706f404f272375ba (MD5) MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINE OLIVEIRA.pdf: 6182005 bytes, checksum: 04455c85415bfb7d704f7b8c8d400785 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T01:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALINE MAMEDE VIDICA OLIVEIRA _rotated.pdf: 242259 bytes, checksum: d20fdb4d6e07d8bd706f404f272375ba (MD5) MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINE OLIVEIRA.pdf: 6182005 bytes, checksum: 04455c85415bfb7d704f7b8c8d400785 (MD5) Previous issue date: 2018-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁrvores - identificaçãopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectComunidades vegetaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDIAGNÓSTICO ARBÓREO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS MORRINHOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE MAMEDE VIDICA OLIVEIRA _rotated.pdf236,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ALINE OLIVEIRA.pdf6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.