Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1161
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CURVAS DE NÍVEL: UM RECURSO GRÁFICO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
metadata.dc.creator: Martins, Wilton Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Geniffer de Souza Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como proposta mostrar as Curvas de Nível por meio de um software matemático o GeoGebra, como um recurso gráfico a ser utilizado em sala de aula criando assim novas técnicas de ensino e mostrar sua aplicabilidade no dia-a-dia. Temos como base um relato de experiência desenvolvido no Colégio Estadual Maria Benedita Velozo do município de Orizona – Goiás, onde foi desenvolvido minicursos durante a Semana da Matemática e assim desenvolvido este trabalho. Estes minicursos foram ministrados por professores da instituição e por alguns alunos convidados do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, em meio a comemoração da semana da matemática da instituição, onde foi decidido assim levar algo diferente da realidade escolar tradicional dos alunos, assim então aplicado o minicurso Curvas de Nível. Contudo as atividades foram executadas em três dias para todos os alunos da instituição que possui apenas o ensino médio, atividade está, descrita nesta como a construção das Curvas de Nível. Este tema interdisciplinar vem nos auxiliar nos estudos das funções e da geometria pois, quando se possui uma função que gera um gráfico em três dimensões (3D) as Curvas de Nível como um recurso matemático possibilita exibir este gráfico totalmente seccionado, onde se forma um novo gráfico que pode ser representado no plano dimensional (2D), perfazendo assim uma relação entre as técnicas matemáticas e os recursos matemáticos em multimídia, além de trazer ao aluno uma maior compreensão do estudo em questão por meio de gráficos diversos. O estudo das curvas de nível conta com uma riqueza de estudos a ser trabalhados, geometria, matemática elementar e um exemplo são os cortes em figuras tridimensionais, onde os alunos estão aprimorando sua visão espacial, pois os modelos tridimensionais são trabalhados em toda a grade curricular, principalmente no ensino médio. Neste trabalho usamos como recurso didático o software GeoGebra, um aplicativo matemático bastante eficaz pois nele o aluno pode compreender com maior facilidade como são as figuras 3D, uma vez que este recurso projeta as imagens na sua forma real facilitando a percepção das figuras. Estar vinculado às novas tecnologias que nos auxiliam no dia a dia escolar é uma forma atrativa e envolvente de proporcionar aos alunos, novas formas de se aprender matemática saindo de sua rotina quadro e giz e usando toda a tecnologia em nosso favor, tornando assim nossa metodologia diversificada e eficaz.
Abstract: This work proposes to show the Level Curves by means of a mathematical software, Geo Gebra, as a graphic resource to be used in the classroom, thus creating new teaching techniques and showing its applicability in daily life. We are based on an experience report developed at the State School Maria Benedita Velozo in the municipality of Orizona - Goiás, where mini-courses were developed during the Mathematics Week and thus developed this work. These mini-courses were taught by professors of the institution and by some invited students of the Mathematics Degree course at Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, in the midst of the institution's mathematics week, where it was decided to take something different from the traditional school reality of the students , then the Level Curves minicourse is applied.However, the activities were carried out in three days for all students of the institution that has only high school, an activity that is described in this as the construction of Level Curves. This interdisciplinary theme helps us in the study of functions and geometry because, when you have a function that generates a graph in three dimensions (3D), the Level Curves as a mathematical resource allows you to display this fully sectioned graph, where a new form graph that can be represented in the dimensional plane (2D), thus making a relationship between mathematical techniques and mathematical resources in multimedia, in addition to bringing the student a greater understanding of the study in question through various graphs. level has a wealth of studies to be worked on, geometry, elementary mathematics and an example are the cuts in three-dimensional figures, where students are improving their spatial vision, because three-dimensional models are worked across the curriculum, especially in high school . In this work, we use the GeoGebra software as a didactic resource, a very effective mathematical application because in it the student can more easily understand how the 3D figures are, since this resource projects the images in their real form facilitating the perception of the figures. Being linked to the new technologies that help us in our daily school life is an attractive and engaging way of providing students with new ways to learn mathematics out of their chalk and chalk routine and using all technology in our favor, thus making our methodology diverse and effective.
Keywords: GeoGebra
Curvas de Nível
Gráficos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1161
Issue Date: 11-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC pronto Wilton.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.