Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1106
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor(es): Silva, Kelly Ferreira da
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O presente trabalho trata da discussão sobre a relevância do lúdico na educação infantil e tem como objetivo analisar em que medida o brincar se constitui como elemento que contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, identificando as mediações estabelecidas no cotidiano escolar que influenciam e respaldam o brincar das crianças, verificando as relações estabelecidas entre a brincadeira e a aprendizagem na educação infantil. A pesquisa ainda retrata o histórico e a caracterização da educação infantil, partindo da visão assistencialista para uma perspectiva educacional e discorre sobre o lúdico na educação infantil, trazendo elementos conceituais sob a visão de diferentes autores. A pesquisa se realizou a partir da abordagem qualitativa descritiva, se preocupando com todos os elementos presentes para que a partir disso pudéssemos criar hipóteses e levantar observações, tendo como campo de investigação uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Buriti Alegre – Goiás, que atende crianças de zero a cinco anos de idade. Com relação aos procedimentos metodológicos, inicialmente foi realizado uma pesquisa bibliográfica, seguindo com um período de observação na instituição de ensino e o desenvolvimento de um questionário com três professoras da mesma instituição. Como resultado da pesquisa, os estudos apontam que o lúdico é muito importante no desenvolvimento e aprendizado da criança, e cabe aos professores compreenderem o lúdico como um recurso que contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, afetivo, cultural e social da criança.
Abstract: This paper deals with the discussion about the relevance of playfulness in early childhood education and aims to analyze the extent to which playing is an element that contributes to the improvement of the teaching and learning process, identifying the mediations established in the school routine that influence and support children's play, verifying the relationships established between play and learning in early childhood education. The research also portrays the history and characterization of early childhood education, from an assistentialist perspective to an educational perspective and discusses playfulness in early childhood education, bringing conceptual elements under the view of different authors. The research was carried out from the qualitative descriptive approach, being concerned with all the elements present so that from that we could create hypotheses and raise observations, having as a research field a daycare center in the municipal school system in the city of Buriti Alegre – Goiás, that serves children from zero to five years old. Regarding the methodological procedures, a bibliographic research was initially carried out, followed by a period of observation at the educational institution and the development of a questionnaire with three teachers from the same institution. As a result of the research, the studies point to what is playful is very important in the child's development and learning, and it is up to teachers to understand or teach as a resource that contributes to physical, cognitive, emotional, affective, culture and social development of child.
Palavras-chave: Lúdico
Educação Infantil
Brincar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1106
Data do documento: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Kelly.pdf639,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.