Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1084
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Alves, Ruth Damares Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho possui como tema o processo de avaliação da aprendizagem, voltando-se especificamente para os anos iniciais do ensino fundamental. Com o intuito de refletir sobre a avaliação, que foi historicamente “construída” como uma “vilã” no processo ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fracasso e evasão escolar do aluno. Nesse sentido atenta-se para esse ato, como um processo que ao invés de causar efeitos negativos, possa ser um contribuinte para garantir a qualidade da educação, ou seja, como acompanhamento da construção de conhecimentos, dessa forma, no seu sentido qualitativo. Para tanto, o objetivo desta investigação foi distinguir as diversas possiblidades de avaliação que poderão ser adotadas pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, com o intuito de possibilitar aos educadores a pensar e agir em relação ao processo avaliativo, de modo que sua prática nesse âmbito possa contribuir significativamente na aprendizagem do aluno. A metodologia adotada pautou-se na pesquisa bibliográfica, a qual retrata a visão de diferentes autores, dentre eles, Saul (2006), Luckesi (2011), Demo (2010), Hoffmann (2018) e Sant ́Anna (2013). Realizamos um levantamento das concepções e correntes de pensamento de tais autores, os quais exploram o sentido e a relevância que a avaliação possui meio educacional. É possível depreender que avaliação poderá provocar impactos positivos ou negativos no desenvolvimento intelectual dos sujeitos, a depender de como esta é desenvolvida pelos educadores que atuam junto aos estudantes. No que tange aos resultados dessa investigação inferimos que a avaliação da aprendizagem está intrinsecamente associada à perspectiva de sociedade e educação sob o viés da lógica meritocrática, contribuindo de modo particular para a reprodução de uma lógica classificatória e excludente, sem que se cumpra o papel social da educação em busca de efeitos positivos na estruturação de uma educação com qualidade socialmente referenciada.
Abstract: This work has as its theme the evaluation process of learning, turning specifically to the initial years of elementary education. In order to reflect on the evaluation, which was historically "built" as a "villain" in the teaching-learning process, which can contribute to student failure and avoidance. In this sense, it is attentive to this act, as a process that instead of causing negative effects, can be a contributor to guarantee the quality of education, that is, as a follow-up of the construction of knowledge, in this way, in its qualitative sense. The purpose of this research was to distinguish the different evaluation possibilities that could be adopted by the teachers of the initial grades of elementary school, in order to enable educators to think and act in relation to the evaluation process, that their practice can contribute significantly for student learning. The methodology adopted was based on the bibliographical research, which depicts the view of different authors, among them Saul (2006), Luckesi (2011), Demo (2010), Hoffmann (2018) and Sant'Anna (2013). We carry out a survey of the conceptions and currents of thought of such authors, which explore the meaning and relevance that the evaluation has an educational environment. It is possible to infer that evaluation can have positive or negative impacts on the intellectual development of the subjects, depending on how it is developed by the educators who work with the students. Regarding the results of this investigation, we infer that the evaluation of learning is intrinsically linked to the perspective of society and education under the bias of meritocratic logic, contributing in a particular way to the reproduction of a classificatory and excluding logic, without fulfilling the social role of education in search of positive effects in structuring an education with socially referenced quality.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1084
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_RUTH ALVES.pdf995,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.