Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL, A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(es): Bela, Patrícia De Sousa Sampaio
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: A Literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação leitora e no desenvolvimento da criança em anos iniciais de sua escolarização. As crianças desenvolvem, de maneira prazerosa e significativa e por meio da leitura, a imaginação e a compreensão sobre a realidade. Porém, sabemos que muitas só têm acesso ao mundo da leitura e de livros literários no ambiente escolar e, quando esse contato não é proporcionado em casa, cabe aos professores favorecer essa experiência na sala de aula. A metodologia utilizada no ensino da leitura literária pode ser decisiva para que se consiga despertar, nos alunos, o gosto pela leitura. Contudo, tem-se observado que as dificuldades nesse campo e na interpretação de textos têm crescido nas estatísticas, o que nos leva a pensar em que ponto a escola pode estar falhando. Sabemos que são vários os elementos que podem influenciar no desempenho escolar e um desses, que costuma ser ignorado, é a formação do professor como agente promotor e facilitador da leitura. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, teve como objetivo expressar reflexões sobre a formação inicial de leitores nos anos iniciais e dos professores configurados como agentes mediadores de tal formação. O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro um breve histórico do surgimento da literatura infantil e sua chegada ao Brasil. O segundo capítulo discorre sobre a formação leitora de crianças nos anos iniciais e a importância do contato da criança desde cedo com o livro incentivada pela família. O terceiro capítulo apresenta a concepção sobre práticas de leitura segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a importância de se explorar diversos gêneros textuais e as orientações para o trabalho com a leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo busca delinear a relação da formação docente com o ensino de literatura infantil, possíveis concepções que o professor de anos iniciais do Ensino Fundamental possui sobre o uso desse gênero que é a Literatura Infantil nas salas de aula, pensando a prática de leitura literária como um recurso facilitador da atividade docente.
Abstract: Children’s Literature plays a key role in the reading and development of the child in the early years of schooling. Children develop, in a pleasant and meaningful way and through reading, imagination and understanding about reality. However, we know that many have access only to the world of reading and literary books in the school environment, and when such contact is not provided at home, it is up to teachers to foster that experience in the classroom. The methodology used in the teaching of literary reading can be decisive so that the pupils can awaken a taste for reading. However, it has been observed that the difficulties in this field and in the interpretation of texts have grown in the statistics, which leads us to think to what extent the school may be failing. We know that there are several elements that can influence school performance, and one that is usually ignored is teacher training as a promoter and facilitator of reading. This bibliographical research aimed at expressing reflections on the initial formation of readers in the initial years and of the teachers configured as mediators of such formation. The work is divided in four chapters, presenting in the first a brief history of the emergence of children's literature and their arrival in Brazil. The second chapter deals with the reading of children in the initial years and the importance of the child's contact early with the book encouraged by the family. The third chapter presents the conception about reading practices according to the National Curriculum Parameters (NCPs), the importance of exploring several textual genres and the guidelines for working with literary reading in Portuguese Language classes. In conclusion, the fourth chapter seeks to outline the relationship between teacher education and the teaching of children's literature, possible conceptions that the teacher of early years of Elementary School has on the use of this genre that is Children's Literature in classrooms, Literary reading practice as a facilitator of teaching activity.
Palavras-chave: Literatura infantil
Formação de professores
Leitura
Ensino
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1081
Data do documento: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_PATRÍCIA BELA.pdf576,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PATRÍCIA DE SOUZA SAMPAIO BELA.pdf238,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.