Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.creatorAmaral, Alexia Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102485149998492pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:17:38Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:17:38Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1078-
dc.description.abstractThis work was carried out with 8 students from a class of the national program for the integration of professional education with basic education in the modality of youth and adult Education (Proeja) in Agroindustry of the Instituto Federal Goiano (Goiano Federal Institute)- Morrinhos Campus. The Main objective was to associate the students' knowledge regarding medicinal plants with the teaching of organic chemistry, allowing students to learn about formulas and structures of the active ingredient of plants normally used in infusions. The methodological development was as follows: Initially an interview was conducted to analyze the students' opinions regarding the discipline of chemistry. Subsequently, the students read texts referring to the chemistry of teas. They also responded to a worksheet about one of the active principles present in some infusions. To finish, there was the production of a beverage based on medicinal plants and for socialization of knowledge and evaluation a tea fair was held open to the entire school community of the Institute. The subject of medicinal plants was already known by the students, and this aspect favored the work, because when the activities were applied, these students volunteered to participate actively and answer all the questions and discussions addressed. With the project, it was possible to affirm that the theme of teas and infusions can be interesting to work with in classes with young people and adults, both in the teaching of chemistry and in the processing of beverages since the professional training of these students is in the Agroindustry. In addition, the students demonstrated perseverance and involvement in the proposed activities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com 8 alunos de uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)em agroindústria do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, e o principal objetivo foi associar o conhecimento dos alunos referente às plantas medicinais com o ensino de Química Orgânica, permitindo aos discentes conhecer fórmulas e estruturas do princípio ativo de plantas normalmente utilizadas em infusões. O desenvolvimento metodológico procedeu-se da seguinte forma: inicialmente realizou-se uma entrevista para diagnosticar a opinião dos alunos em relação à disciplina de Química. Posteriormente, os alunos leram textos referentes à química dos chás. Eles ainda responderam a uma ficha sobre um dos princípios ativos presentes em algumas infusões, para a finalização, houve a produção de uma bebida à base de plantas medicinais e para socialização dos conhecimentos e avaliação foi realizada uma feira de chás aberta a toda comunidade escolar do Instituto. O assunto de plantas medicinais já era conhecido pelos alunos, e este aspecto favoreceu o trabalho, pois quando as atividades foram aplicadas, estes alunos se prontificaram a participar ativamente das discussões propostas em sala de aula. Com o projeto foi possível afirmar que a temática dos chás e infusões pode ser interessante para atuação com a turmas de jovens e adultos, tanto para o ensino de química quanto para o processamento de bebidas já que a formação profissional destes é a agroindústria, além disso, os alunos demonstraram perseverança e envolvimento nas atividades propostas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T20:50:02Z No. of bitstreams: 1 TC_QUIMICA_ALEXIA AMARAL.pdf: 3999588 bytes, checksum: 04447ac1a6f0abfbbc0bab97e2622d7b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:17:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC_QUIMICA_ALEXIA AMARAL.pdf: 3999588 bytes, checksum: 04447ac1a6f0abfbbc0bab97e2622d7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC_QUIMICA_ALEXIA AMARAL.pdf: 3999588 bytes, checksum: 04447ac1a6f0abfbbc0bab97e2622d7b (MD5) Previous issue date: 2019-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos funcionaispt_BR
dc.subjectFitoterapiapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA REGIÃO DE MORRINHOS COMO CHÁS E PROPOSTAS PARA O ENSINO-APRENIZAGEM DE ALGUMAS PROPRIEDADES FITOQUÍMICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_QUIMICA_ALEXIA AMARAL.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.