Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1072
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EJA: UM ESTUDO QUALITATIVO DA REALIDADE MORRINHENSE
Autor(es): Vieira, Leandra Maria
Primeiro Orientador: Amaral, Marco Antônio Franco do
Resumo: Este estudo tem por objetivo refletir acerca da Educação de Jovens e Adultos – EJA, analisando a formação dos docentes, buscando entender como se dá essa formação atualmente e como era antigamente, comparando-as e procurando entender o contexto que estamos vivendo. Depois analisou-se a formação de professores voltada para a educação de jovens e adultos, refletindo sobre a grade curricular do curso de pedagogia e o que deve ser reestruturado na mesma, pois atualmente nenhuma Universidade Federal oferece disciplina obrigatória especifica sobre a EJA, logo se vê que o currículo da educação está fragilizado. Outro assunto importante abordado foi a prática pedagógica na EJA, considerando que esta é fundamental para a aprendizagem dos alunos e o professor deve estar sempre repensando e modificando-a de modo a considerar as especificidades do aluno. E por fim, levantou-se sobre as possibilidades pedagógicas na EJA, analisando o método de Paulo Freire, pois o mesmo trouxe um novo olhar para a alfabetização trazendo uma nova perspectiva e métodos de ensino diferentes, considerando a realidade do aluno para que o mesmo tenha prazer em aprender. O autor também mostra como é importante que o professor conheça o seu grupo de trabalho, a realidade que os mesmos vivem e faça parte do processo de ensino, buscando relacionar o conhecimento dos livros com o conhecimento da realidade dos alunos. Sendo assim, buscou-se fundamentar o processo de formação de professores para a EJA a partir de novas estratégias de ensino e aprendizagem; compreender como se estabelece a formação dos professores desta modalidade de ensino e identificar as características dos sujeitos da EJA; e projetar estratégias para uma nova prática pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos a metodologia utilizada nesta pesquisa foi um estudo teórico bibliográfico de caráter exploratório, esse tipo de pesquisa possibilita alcançar muitas informações, utilizando dados obtidos em diversas publicações. Logo, utilizou-se fontes bibliográficas como livros, teses, resenhas e também fontes orais através das entrevistas realizadas com alunos da EJA, professores, coordenadores e diretores. Por fim, o estudo conclui que há muito o que melhorar na formação dos professores, pois os mesmos muitas vezes saem da faculdade sem passar pelo ensino da EJA, visto que esta é uma disciplina ofertada como optativa e não obrigatória como acontece com o ensino infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, sendo assim, os professores se sentem inseguros para trabalhar com jovens e adultos. Logo, seria necessário reestruturar o currículo ofertado nos curso de pedagogia de modo a beneficiar o Ensino de Jovens e Adultos.
Abstract: This study aims to reflect on the Education of Young Adults and Adults (EJA), analyzing the training of teachers, trying to understand how this training is given today and how it was before, comparing them and trying to understand the context we are living. Afterwards, it was analyzed the training of teachers focused on the education of young people and adults, reflecting on the curriculum of the pedagogy course and what should be restructured in the same, since at present no Federal University offers specific obligatory discipline on the EJA. Sees that the curriculum of education is weakened. Another important subject addressed was the pedagogical practice in the EJA, considering that this is fundamental for the students' learning and the teacher should always be rethinking and modifying it in fashion to consider the specificities of the student. And finally, he got up on the pedagogical possibilities in the EJA, analyzing the method of Paulo Freire, because it brought a new look at literacy bringing a new perspective and different teaching methods, considering the reality of the student so that the same Enjoy learning. The author also shows how important it is for the teacher to know his / her work group, the reality they live in and is part of the teaching process, trying to relate the knowledge of the books to the knowledge of the students' reality. Thus, we tried to base the process of teacher training for the EJA from new teaching and learning strategies; Understand how to establish the training of teachers of this type of teaching and identify the characteristics of the subjects of the EJA; And to design strategies for a new pedagogical practice. In order to reach the proposed objectives the methodology used in this research was a theoretical bibliographic study of exploratory nature, this type of research allows to reach a lot of information, using data obtained in several publications. Therefore, bibliographic sources such as books, theses, reviews and oral sources were used through interviews with EJA students, teachers, coordinators and directors. Finally, the study concludes that there is much to improve in the training of teachers, since they often leave college without going through the EJA teaching, since this is a subject offered as optional and not compulsory as it happens with the teaching of children And the early years of elementary school, so that teachers feel insecure to work with young people and adults. Therefore, it would be necessary to restructure the curriculum offered in the course of pedagogy in order to benefit the Teaching of Youth and Adults.
Palavras-chave: Educação
Modalidade de ensino
Prática pedagógica
Formação
EJA
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1072
Data do documento: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_LEANDRA VIEIRA.pdf655,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LEANDRA MARIA VIEIRA.pdfTAPE241,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.