Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1071
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: FORMAÇÃO CONTINUADA DAS ALFABETIZADORAS - MORRINHOS / GO
metadata.dc.creator: Oliveira, Kellen Cristina Pires dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta a formação inicial e, principalmente, continuada dos professores que alfabetizam na cidade de Morrinhos, com foco sobre a formação e atuação das mesmas no ambiente escolar. Nossa abordagem ocorreu de forma qualitativa, usando como coleta de dados história oral. Utilizamos como suporte teórico autores que trabalham com os temas: alfabetização, letramento, formação de professores, história oral, dentre outros que foram pertinentes para nossa escrita. Nosso objetivo é refletir sobre a relevância da formação continuada para as alfabetizadoras. Após analisarmos as entrevistas, pudemos certificar-nos de que uma maior porcentagem das professoras não é formada na área específica para alfabetizar e, mesmo com a formação continuada voltada para as séries iniciais, suas metodologias ainda se mostram enraizadas nas práticas tradicionais. Com esses resultados, ressaltamos que este possa ser um dos fatores de não se trabalhar alfabetização e letramento com os alunos, não por falta de capacitação, mas por falta de conscientização da importância desses dois processos andarem conjuntamente.
Abstract: This work of completion of course presents the initial and, mainly, continued formation of the teachers who alphabetize in the city of Morrinhos. Aiming at a brief reflection on a formation and an image of the same environment. Our approach took place in a qualitative, scientific way with data collection oral history. We use as theoretical support authors who work with the themes: literacy, literacy, teacher formation, oral history, among others that were relevant to our writing. After analyzing them as interviews, we were able to make sure that a large percentage of the teachers are not trained in a specific area to be literate and that even with a continuing education focused on the initial grades their practices will still be rooted in traditional practices. With the results we point out that this can be one of the factors of not working literacy and literacy with the students, not for lack of capacity building, but for lack of awareness of the importance of the two processes go hand in hand.
Keywords: Formação continuada
Alfabetização
História oral
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1071
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_KELLEN OLIVEIRA.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open
KELLEN CRISTINA PIRES DOS SANTOS OLIVEIRA.pdfTAPE244,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.