Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Kênia Bomtempo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6409847692106462pt_BR
dc.creatorLima, Karina Xavier de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875800344625547pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T12:10:33Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:10:33Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1069-
dc.description.abstractAll Research is initially driven by a questioning, in which case the question was: How do we learn to add and subtract fractions with different denominators using fractional equivalence? In this way, this text tries to report the results obtained, in front of this question. The research was carried out in a public school in the city of Morrinhos, with children from a fourth grade class. Observations, photos, and recordings were used in the researcher's field diary, so that the students could understand the results. The study of fractions was always considered as difficult content in the first years of school, in this way a didactic approach was looked for other than that traditionally used for the teaching of operations with fractions, in this case addition and subtraction. He chose to work with manipulative material, called a "fractions rule", in the intention that with the use of concrete material the learning could be more meaningful for the child. This colorful and easy-to-use material uses fractional equivalence to work with operations. So the use of algorithms and techniques such as the least common multiple can be taught later, when the child has already observed the concrete, and may have A better abstraction. Choosing to teach through a concrete material demands from the teacher a pedagogical reflection between theory and practice, as well as the children's pre- disposition to accept the invitation to research through it. It is considered that both researcher and student engaged in research creatively giving the best of themselves, producing results favorable to the use of the material manipulable in the classroom in this chosen context.pt_BR
dc.description.resumoToda Pesquisa é movida inicialmente por um questionamento, nesse caso a questão foi: Como se dá a aprendizagem de adição e subtração de frações com denominadores diferentes, usando a equivalência de frações? Dessa forma, esse texto procura relatar os resultados obtidos, diante desta questão. A pesquisa se deu em uma escola pública da cidade de Morrinhos, com crianças de uma turma de quarto ano, foram usadas observações, fotos, e gravações contidas no diário de campo do pesquisador para que se pudesse buscar as compreensões acerca dos resultados. O estudo das frações sempre foi tido como um conteúdo difícil nos primeiros anos escolares, dessa forma procurou-se uma abordagem didática diferente da usada tradicionalmente para o ensino de operações com frações, nesse caso adição e subtração. Escolheu se trabalhar com material manipulativo, chamado de “régua de frações”, na intenção de que com o uso de material concreto a aprendizagem pudesse ser mais significativa para a criança. Esse material colorido e de fácil manuseio usa a equivalência de frações para o trabalho com as operações. Dessa forma, o uso dos algoritmos e das técnicas como o mínimo múltiplo comum poderão ser ensinadas mais tarde, quando a criança já observou no concreto, podendo ter uma abstração melhor. Optar pelo ensino mediante um material concreto exige do professor uma reflexão pedagógica entre teoria e prática, assim como também exige pré- disposição das crianças em aceitar o convite à investigação por meio do mesmo. Considera-se que tanto pesquisador quanto aluno envolveu-se na pesquisa de forma criativa dando o melhor de si, produzindo resultados favoráveis ao uso do material manipulável em sala de aula neste contexto escolhido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T20:50:58Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KARINA LIMA.pdf: 1848441 bytes, checksum: b0c07bd25931cd18fa8b5b0409a4c87d (MD5) KARINA XAVIER DE LIMA.pdf: 269588 bytes, checksum: f0db8d9de3c4bf199c967be2aa852451 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:09:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KARINA LIMA.pdf: 1848441 bytes, checksum: b0c07bd25931cd18fa8b5b0409a4c87d (MD5) KARINA XAVIER DE LIMA.pdf: 269588 bytes, checksum: f0db8d9de3c4bf199c967be2aa852451 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KARINA LIMA.pdf: 1848441 bytes, checksum: b0c07bd25931cd18fa8b5b0409a4c87d (MD5) KARINA XAVIER DE LIMA.pdf: 269588 bytes, checksum: f0db8d9de3c4bf199c967be2aa852451 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros fracionáriospt_BR
dc.subjectAdição de fraçõespt_BR
dc.subjectSubtração de fraçõespt_BR
dc.subjectEquivalênciapt_BR
dc.subjectSignificados de fraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES COM O USO DO CONCEITO DE FRAÇÕES EQUIVALENTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_KARINA LIMA.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
KARINA XAVIER DE LIMA.pdfTAPE263,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.