Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1067
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS COMPREENSÕES EXPRESSADAS POR CRIANÇAS SOBRE O DIA E A NOITE |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Josélia Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Kênia Bomtempo de |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo que segue mostra os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo que teve como tema: O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as compreensões expressadas pelas crianças sobre o dia e a noite. O referido estudo teve como objeto de pesquisa e análise uma escola situada no município de Morrinhos-GO, a qual atende aos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de primeira fase, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade regular e na Legislação Federal, Estadual e Municipal em vigor. Os sujeitos envolvidos na pesquisa somaram em 25 alunos, o método utilizado para a pesquisa em questão, fez-se com base na pesquisa qualitativa, tendo em vista que a mesma não se preocupa necessariamente com representatividade numérica e ou gráfica de porcentagens, mas sim com a compreensão de um determinado assunto dentro do questionamento proposto. A coleta de dados deu-se por meio de registros fotográficos onde se quis fundamentar o objetivo da pesquisa mostrando as compreensões e a interpretação dada pelas crianças sobre o dia e a noite. Os resultados obtidos mostram claramente a compreensão expressada por cada participante da pesquisa, e chama atenção para a importância da dinamização das aulas, bem como a flexibilização do planejamento escolar, onde se pode perfeitamente propor formas diferentes, com novas ideias de ensino, pode contribuir para uma melhor aprendizagem. |
Abstract: | The study that follows shows the results obtained through a field research that had as its theme: Science teaching in the early years of elementary school, as well as the understandings expressed by children about day and night. This study had as object of study and analysis a school located in the municipality of Morrinhos-GO, which attends to the segments of Early Childhood Education and Elementary School, in the morning and afternoon shifts, in the regular modality and in the Federal, State Legislation And in force. The subjects involved in the research added 25 students, the method used for the research in question, was based on the qualitative research, considering that it is not necessarily concerned with numerical and / or percentage representation, but with the Understanding of a particular subject within the proposed questioning. The collection of data was done through photographic records where the purpose of the research was based on the understanding and interpretation given by the children about the day and the night. The results obtained clearly show the understanding expressed by each research participant, and draws attention to the importance of the dynamization of classes, as well as the flexibility of school planning, where one can perfectly propose different forms, with new teaching ideas, can contribute to Learning. |
Keywords: | Ensino - Ciências Alfabetização científica Educação infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Morrinhos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1067 |
Issue Date: | 17-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TC_PEDAGOGIA_JOSÉLIA FERNANDES.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | View/Open | |
JÓSELIA MOREIRA FERNANDES.pdf | TAPE | 268,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.