Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1060
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O JOGO TANGRAM COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA INICIAL PARA A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Cristiani Lacerda da
Primeiro Orientador: Souza, Kênia Bomtempo de
Resumo: O estudo que segue mostra os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo que teve como tema: O Jogo do Tangram pode se configurar como possibilidade didática inicial para a Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O referido estudo teve como objeto de pesquisa e análise uma escola situada no município de Morrinhos-GO, a qual atende aos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de primeira fase, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade regular conforme a Legislação Federal, Estadual e Municipal em vigor. Os sujeitos envolvidos na pesquisa somaram em 25 alunos, o método utilizado para a pesquisa em questão fez-se com base na pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador vai a campo e participa torando-se também pesquisa participante bem como estudo de caso, tendo em vista que a mesma não se preocupa necessariamente com a representatividade numérica e/ou gráfica, mas sim com a compreensão de um determinado assunto dentro do questionamento proposto. A coleta de dados deu-se por meio de registros fotográficos, com o propósito de fundamentar o objetivo da pesquisa mostrando as compreensões e a interpretação dada pelas crianças mediante o próprio jogo tomado como possibilidade didática para o ensino das estruturas geométricas. Os resultados obtidos mostram a compreensão expressada pelas crianças durante a pesquisa, e chama a atenção para a importância de aulas diferenciadas, tanto para o professor quanto para o aluno, por meio de formas diferentes, com novas ideias de ensino, podendo contribuir para uma melhor aprendizagem.
Abstract: The following study shows the results obtained through a field research that had as its theme: The Game of Tangram can be configured as initial didactic possibility for Geometry in the Early Years of Elementary School? This study had as object of research and analysis a school located in the municipality of Morrinhos-GO, which attends to the segments of Early Childhood Education and Elementary School, in the morning and afternoon shifts, in the regular modality and in the Federal, State Legislation And in force. The subjects involved in the research added 25 students to the method used for the research in question, based on the qualitative research, in which the researcher goes to the field and participates, as well as participant research, as well as a case study. Since it does not necessarily concern itself with numerical and / or graphic representation, but rather with the understanding of a certain subject within the proposed questioning. The data collection was done through photographic records where the purpose of the research was based on the understanding and interpretation given by the children through the game itself as a didactic possibility and through the geometric structures. The results obtained show the understanding expressed by the children during the research, and draws attention to the importance of differentiated classes, both for the teacher and the student, through different forms, with new teaching ideas, and can contribute to a better learning.
Palavras-chave: Tangram
Jogo na aprendizagem
Geometria
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1060
Data do documento: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_CRISTIANI SILVA.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CRISTIANI LACERDA DA SILVA.pdfTAPE267,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.