Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Marlúcio Tavares do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848229244350009pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Marlúcio Tavares do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848229244350009pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Dylan Ávila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291745426099139pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Robert Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906523378281841pt_BR
dc.creatorCorreia, Sara Cristina Bernardes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043980517145260pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T10:50:50Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2020-01-06T10:50:50Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/818-
dc.description.abstractThis work is the product of a study and analysis, which focuses on Vygotsky's theory as a proposal for high school chemistry educability. It was based mainly on the use of socio-interactionism as a builder of a not only scientific language, but based on the daily practice of the subjects, once arguing that the exchange of experiences and understandings are essential to consolidate the proposed knowledge within the room. of class. Data were collected through questionnaires and observation of the researcher, these were systematized and analyzed using the content analysis method described by Bardin. To this end, we start from the study and understanding of the theories pointed out and detailed by Lev Vygotsky, and therefore the application of some classes on acids and bases, in three 1st grade classes, based mainly on the unfolding of social relations, observing how these reiterate with traditional teaching methodologies to actually effect a satisfactory education. Therefore, it is emphasized that this work aimed to investigate the methodological means when used within a Vygotskyan view, verifying how students respond to them. Therefore, a qualitative and phenomenological research is constituted, which give a greater understanding of its specificities.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho é produto de um estudo e análise, o qual tem enfoque na teoria de Vygotsky como proposta de educabilidade de química para o Ensino Médio. Baseou-se principalmente no uso do sócio-interacionismo como edificador de uma linguagem não unicamente científica, mas baseada na prática do dia a dia dos sujeitos, uma vez defendendo que a troca de experiências e entendimentos são imprescindíveis para consolidar os saberes propostos dentro da sala de aula. Os dados foram levantados por meio de questionários e observações da pesquisadora, esses foram sistematizados e analisados utilizando o método de análise de conteúdo descrito por Bardin. Para tanto, partimos do estudo e entendimento das teorias apontadas e detalhadas por Lev Vygotsky, e por conseguinte a aplicação de algumas aulas sobre ácidos e bases, em três turmas de 1º série, pautadas, principalmente, no desenrolar das relações sociais, observando como essas se reiteram com as metodologias tradicionais de ensino para de fato efetivar uma educação satisfatória. Portanto, enfatiza-se que nesse trabalho objetivou-se investigar os meios metodológicos, quando utilizados dentro de uma visão vygotskyana, verificando como os alunos respondem aos mesmos. Constitui-se, assim, uma pesquisa de caráter qualitativo e fenomenológico, os quais dão maior compreensão das especificidades deste.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Cristina Bernardes Correia (2016105221530029@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-20T21:04:22Z No. of bitstreams: 1 Versão Final - SARA.pdf: 2813093 bytes, checksum: 1e8701f42c84e4c8fe01b9550aee547e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-06T10:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final - SARA.pdf: 2813093 bytes, checksum: 1e8701f42c84e4c8fe01b9550aee547e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-06T10:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final - SARA.pdf: 2813093 bytes, checksum: 1e8701f42c84e4c8fe01b9550aee547e (MD5) Previous issue date: 2019-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSócio-Interacionismo. Ensino. Vygotsky. Química. Ciência.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA NO ENSINO DE QUÍMICA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO OU (DE)FORMAÇÃO DO PEDESTAL CULTURAL SOCIAL COMO EDUCABILIDADE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Sata Cristina Bernardes Correia.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.