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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernanda Bonfim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822721941453894pt_BR
dc.creatorSilva, Bianca Costa e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201301246330072pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T00:34:03Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2019-12-20T00:34:03Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/817-
dc.description.abstractIn this work a state of the art master's dissertations with the theme of inclusive biology education for deaf students was made. The research was conducted on the Research Platform of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Twelve papers were selected, related to the theme. Then the tabulation was done to obtain the necessary information. The highest concentration of works defended is in the Midwest with 41.7% (n = 5) of works, followed by southeast with 25% (n = 3), south with 16.7% (n = 2), north and northeast with 8.3% (n = 1). Distrito Federal and Rio de Janeiro concentrate most of the work, both with 3. Only one of the Universities is state, all the others are federal (n = 11). The defenses started only in 2007, and 2011 is the year with the highest number of presentations, with 4 masters defenses. Regarding the research themes, one paper investigated how teacher education takes place, two papers assessed how some teachers teach, two focused on creating a glossary of specific signals for biological terms, three researchers knew and evaluated the pedagogical practices adopted by teachers. and four works applied pedagogical practices to later evaluate their functionality with deaf people. The main challenges raised by researchers are the lack of specific signs for biology subjects and the lack of preparedness of many teachers and interpreters. It is concluded that the actions to be taken is a change in the curriculum of undergraduate courses, there should be a greater concern with inclusive education, and it is important to create a glossary with specific signs for biology content.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi feito um estado da arte de dissertações de mestrado com o tema de educação inclusiva de biologia para alunos surdos. A pesquisa foi realizada na plataforma de pesquisa de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionadas 12 trabalhos, relacionados ao tema. Em seguida foi feito a tabulação para obter as informações necessárias. A maior concentração de trabalhos defendidos está no centro-oeste com 41,7% (n=5) dos trabalhos, seguido por sudeste com 25% (n=3), sul com 16,7% (n=2), norte e nordeste ambos com 8,3% (n=1). Distrito Federal e Rio de Janeiro concentram a maior parte dos trabalhos, ambos com 3. Apenas uma das Universidades é estadual, todas as demais são federais (n=11). As defesas iniciaram apenas no ano de 2007, e o ano de 2011 é o que apresenta o maior número de apresentações, com 4 defesas de mestrado. Quanto aos temas de pesquisa um trabalho investigou como ocorre a formação de professores, dois trabalhos avaliaram como é a docência de alguns professores, dois focaram em ciar um glossário de sinais específicos para termos biológicos, três pesquisadores conheceram e avaliaram as práticas pedagógicas adotadas por professores e quatro trabalhos aplicaram práticas pedagógicas para posteriormente avaliarem a funcionalidade das mesmas com as pessoas surdas. Os principais desafios levantados pelos pesquisadores está na falta de sinais específicos para os temas de biologia e o despreparo de muitos professores e intérpretes. Conclui-se que as ações a serem tomadas é uma modificação na grade curricular dos cursos de licenciatura, deve haver uma maior preocupação com a educação inclusiva, além disso é importante a criação de um glossário com sinais específicos para os conteúdos de biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bianca Costa e Silva (bianca.costa@academico.ifgoiano.edu.br) on 2019-12-19T18:21:53Z No. of bitstreams: 1 TCC - Bianca Costa.pdf: 1422808 bytes, checksum: 90c4232f112c9dfd93a128b5e2c7991f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-20T00:31:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Bianca Costa.pdf: 1422808 bytes, checksum: 90c4232f112c9dfd93a128b5e2c7991f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T00:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Bianca Costa.pdf: 1422808 bytes, checksum: 90c4232f112c9dfd93a128b5e2c7991f (MD5) Previous issue date: 2019-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTADO DA ARTE: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA PARA SURDOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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