Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lemes, Raiane Silval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348907909692915pt_BR
dc.creatorRodrigues Neto, Abecy Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112662259655492pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T23:53:11Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2019-12-19T23:53:11Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/813-
dc.description.abstractThis course conclusion paper aims to make a comparative analysis of the pedagogical projects of the course, having as target of the research four public educational institutions, that offer Degree courses in chemistry, two of them being Distance Learning and two in the presential model. , so that an analysis can be made between the available models of teacher education. trying to find out if these institutions have the current minimum quality parameters to promote a training in which the egress may be able to be in classrooms when analyzing the profile of the graduates; curriculum; total course load; supervised internship execution model and the course evaluation system. And that can promote an education that is based on pedagogical knowledge and demonstrating mastery of specific chemistry subjects, thus configuring in a humanized educator before the social and cultural reality. For the analysis, the courses from the institutions of IFPA Campus Belém, IFMT Campus Bela Vista, IFSP Campus Sertãozinho and IFGoiano Campus Iporá were selected, using the criterion of separately analyzing the distance education courses of the presentials, so that the comparison was clearer for the reader. Before the study we can visualize the specific characteristics of each educational center and what are their intentions towards the students and the result to be achieved after the formationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise comparativa dos Projetos pedagógico de curso, tendo como alvo da pesquisa quatro instituições públicas de ensino, que oferecem cursos de Licenciatura em química, dois deles sendo de Ensino a Distância e dois no modelo presencial, para que possa ser feito uma análise entre os modelos disponíveis de formação à docência, procurando descobrir se nessas instituições estão presentes os parâmetros mínimos vigentes de qualidade para promover uma formação em que o egresso possa estar apto para estar em salas de aula ao analisar o perfil dos egressos; matriz curricular; carga horária total do curso; do modelo de execução do estágio supervisionado e sobre o sistema de avaliação do curso. E que possam promover uma educação que tenha como fundamento os conhecimentos pedagógicos e demonstrando domínio das matérias específicas de química, assim configurando em um educador humanizado perante a realidade social e cultural. Para a realização da análise foi selecionado os cursos das instituições do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Pará Campus Belém, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Mato Grosso Campus Bela Vista, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia São Paulo Campus Sertãozinho e Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Goiano Campus Iporá, usando o critério de analisar separadamente os cursos de EaD dos presenciais, para que o comparativo ficasse mais claro para o leitor. Perante o estudo realizado podemos visualizar as características específicas de cada polo educacional e de quais a suas intenções para com os discentes e o resultado a ser alcançado pós-formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Abecy Antonio Rodrigues Neto (2016105221530150@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-19T06:07:05Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso PDF.pdf: 1388698 bytes, checksum: 6b1c358325f50e5e6e9ae1d7239e6142 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-19T23:52:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso PDF.pdf: 1388698 bytes, checksum: 6b1c358325f50e5e6e9ae1d7239e6142 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T23:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso PDF.pdf: 1388698 bytes, checksum: 6b1c358325f50e5e6e9ae1d7239e6142 (MD5) Previous issue date: 2019-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino a Distância. Ensino Presencial. Perfil do Egresso. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.subjectDistance Learning, On-campus Teaching, Graduate Profile, Degree in Chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleANÁLISES DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NAS MODALIDADES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Abecy Antonio Rodrigues Neto.pdfANÁLISES DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NAS MODALIDADES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.