Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Belisário, Celso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895640412872390pt_BR
dc.creatorBarbosa, Marcos Vinicius-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453049083403649pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T18:57:02Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-18T18:57:02Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/805-
dc.description.abstractIn the present text, we will presents a course research, based on an extension project, carried out at the Interdisciplinary Laboratory Teacher’s Formation (ILTF) of the Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, whose objective was to work the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in the process of teaching and learning of science, through the bias of environmental education, in the final years of elementary school, in schools of Basic Education, in the countryside and in the city of Rio Verde, GO. Highlighting that TDIC refers to various instruments, such as notebooks, digital videos, digital photographs, e-mails, cable TV, internet, mobile phone, audio and video recording, multimedia systems, among others. In the TDCI universe, we were opted for the creation of electronic games, to be developed through Engine Construct 2 (HTML5 Game Engine) and RPG Maker MV. Construct 2 and RPG Maker software / Engine were created for the development of 2D games in HTML5, where the programming of the games is based on events and actions, requiring the programmer a strategic logic. Such software allows export to various platforms, such as consoles (PS3, Xbox360), computers, mobile devices, among others. The project was developed in three stages: 1) construction of games; 2) application and evaluation together to students of basic education and 3) Application of games. After the application of the games, questionnaires were applied in order to see the approval rate of the practices. Overall, there was good acceptability regarding the games by students and many would like to be able to access the game from their homes. Then the learning became innovative, thus achieving all the project objectives.pt_BR
dc.description.resumoNo presente texto, será apresentado um trabalho de conclusão de curso, baseado em um projeto de extensão, realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, cujo objetivo foi trabalhar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, pelo viés da educação ambiental, nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas de educação básica, do campo e da cidade, do município de Rio Verde, GO. Realçando que as TDIC referem-se a diversos instrumentos, tais como notebooks, vídeos digitais, fotografias digitais, correios eletrônicos, TV a cabo, internet, tele móvel, gravação de áudio e de vídeo, sistemas multimídias, entre outros. No universo das TDCI, optou-se pela criação de jogos eletrônicos, a ser desenvolvida por meio da Engine Construct 2 (HTML5 Game Engine) e RPG Maker MV. O Construct 2 e o RPG Maker sofwares/Engine, foram criados para o desenvolvimento de jogos 2D em HTML5, em que a programação dos jogos é feita baseada em eventos e ações, requerendo, por parte do programador, uma lógica estratégica. Tais softwares permitem a exportação para diversas plataformas, como consoles (PS3, Xbox360), computadores, dispositivos móveis, entre outros. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1) construção dos jogos; 2) aplicação e avaliação juntos aos alunos da educação básica e 3) Aplicação dos jogos. Após a aplicação dos jogos, foram aplicados questionários, com o objetivo de ver o índice de aprovação das práticas. De modo geral, houve boa aceitabilidade em relação aos jogos pelos alunos sendo que muitos gostariam de poder acessar o jogo de suas casas. Então, o aprendizado se tornou inovador, atingindo, assim, todos os objetivos previstos no projeto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Vinicius Pacheco Barbosa (2014102200740061@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T18:12:58Z No. of bitstreams: 1 tcc_Marcos Vinicius.pdf: 1514653 bytes, checksum: 6ef3b5588252690c5e0b640cc8d27e77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T18:56:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Marcos Vinicius.pdf: 1514653 bytes, checksum: 6ef3b5588252690c5e0b640cc8d27e77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T18:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Marcos Vinicius.pdf: 1514653 bytes, checksum: 6ef3b5588252690c5e0b640cc8d27e77 (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA TRABALHO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Marcos Vinicius.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.