Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Noll, Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709020347400351pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Noll, Priscilla Rayanne e Silva-
dc.creatorSouza, Raquel Rodrigues Máximo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024649548298614pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T10:48:47Z-
dc.date.available2019-12-04T10:48:47Z-
dc.date.issued2019-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/692-
dc.description.abstractBack pain and postural changes are generally evident in the adult population, but these problems are also currently prevalent among children and adolescents and may be associated with the school environment and posture. This study aimed to assess the difference in the prevalence of postural changes among high school students enrolled in the following technical courses at the Federal Institute of Goiás: agricultural, environmental, and IT technician courses. This epidemiological study, with a cross-sectional design, was developed by the facilities of the Federal Institute of Goiás. This study included 138 thirdyear students enrolled in the high school agricultural, environmental, and IT technician courses. Data were collected using the Vert-3D device and an online questionnaire on daily habits and course practices. A high rate of postural changes was observed among school children. Among 138 subjects, 12 (8.7%) had loss of kyphosis, 15 (10.9%) had hyperkyphosis, 86 (62.3%) had loss of lordosis, 3 (2.2%) had hyperlordosis, and 12 (8.7%) had scoliosis. Students enrolled in the IT technician course had the highest prevalence of hyperkyphosis and loss of lordosis, while students enrolled in the agricultural technician course had the highest prevalence of loss of kyphosis. Students enrolled in the environmental technician course had the highest incidence rate of scoliosis, but there was no association between these changes and the course.pt_BR
dc.description.resumoDores nas costas e alterações posturais geralmente são evidentes na população adulta, porém atualmente, vem prevalecendo também em crianças e adolescentes, esse problema pode estar associado ao meio escolar e a postura. Este estudo tem como objetivo verificar, por meio do Sistema Vert 3D, se há diferença na prevalência de alterações posturais entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal: técnico em Agropecuária, técnico em Meio Ambiente e técnico em Informática. Trata-se de um estudo epidemiológico, com delineamento transversal, desenvolvido nas dependências do Instituto Federal Goiano. A amostra foi composta por 138 alunos regularmente matriculados no 3º ano dos cursos técnicos de Agropecuária, Meio Ambiente e Informática integrados ao Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio do aparelho Vert-3D, e através de um questionário online sobre hábitos cotidianos e práticas do curso. Obteve-se como resultado um elevado índice de alterações posturais nos escolares, entre 138 indivíduos avaliados, 12 (8,7%) apresentaram cifose retificada, 15 (10,9%) hipercifose, 86 (62,3%) lordose retificada, 3 (2,2%) hiperlordose e 12 (8,7%) escoliose. Os estudantes do curso Técnico em Informática apresentaram o maior índice de prevalência de hipercifose e lordose retificada, enquanto os estudantes do curso Técnico em Agropecuária apresentaram maior prevalência de cifose retificada. A taxa mais alta de escoliose foi verificada nos escolares do curso Técnico de Meio Ambiente, porém, não foi encontrada nenhuma associação entre essas alterações e o curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raquel Rodrigues Máximo de Souza (2016103220510222@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-04T01:27:42Z No. of bitstreams: 1 tcc_Raquel_Souza.pdf: 1388540 bytes, checksum: bca3df766b7dce462d6fee197b825ec3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-04T10:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Raquel_Souza.pdf: 1388540 bytes, checksum: bca3df766b7dce462d6fee197b825ec3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-04T10:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Raquel_Souza.pdf: 1388540 bytes, checksum: bca3df766b7dce462d6fee197b825ec3 (MD5) Previous issue date: 2019-10-23en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColuna vertebralpt_BR
dc.subjectHábito posturalpt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Raquel_Souza.pdfTrabalho de curso em formato de artigo1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.