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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalhaes, Lídia Nunes de Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590690216413754pt_BR
dc.creatorSantos, Eduardo Amorim da Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7826007449837890pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-12T23:18:48Z-
dc.date.available2025-12-11-
dc.date.available2025-12-12T23:18:48Z-
dc.date.issued2025-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6024-
dc.description.abstractHigh employee turnover represents a significant challenge to the stability and productivity of organizations. This study aims to analyze the buddy program approach as a strategic organizational socialization (onboarding) tool for reducing employee turnover during the probationary period. The research was conducted through a case study with participant observation in a large food industry company located in Rio Verde, Goiás, Brazil. The study details the structure of the buddy program, from the selection and training process of mentors and employees to their daily monitoring during the 90-day period. The results indicate that the buddy program has a strong influence on the welcoming and socialization of new members in the operational environment, favoring the creation of bonds from the first day of work and contributing to the reduction of turnover. Conversely, some challenges are presented: the overload on buddies, the definition of roles and the relationship with direct leadership, as well as the need for indicators that allow for a more detailed analysis of this strategy. As contributions, the study proposes the creation of a dashboard for the continuous monitoring of the mentoring results, in addition to the implementation of a bonus program, in order to recognize and value the performance of the mentors who excel in the follow-up of new employees.pt_BR
dc.description.resumoA alta rotatividade (turnover) de pessoas representa um desafio significativo para a estabilidade e a produtividade das organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do programa de apadrinhamento como uma ferramenta estratégica de socialização organizacional (onboarding) para a redução da rotatividade de colaboradores no período de experiência. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com observação participante em uma indústria de grande porte do setor alimentício, localizada em Rio Verde – GO. O estudo detalha a estrutura do programa de apadrinhamento, desde o processo de seleção e capacitação dos padrinhos e colaboradores até o seu acompanhamento diário durante o período de 90 dias. Os resultados apontam que o programa de padrinhos possui forte influência no acolhimento e na socialização de novos integrantes no ambiente operacional, favorecendo a criação de vínculos desde o primeiro dia de trabalho e contribuindo para a redução do turnover. Em contrapartida, alguns desafios são apresentados: a sobrecarga dos padrinhos, a definição de papéis e a relação com a liderança direta, bem com a necessidade de indicadores que permitam uma análise mais pormenorizada dessa estratégia. Como contribuições, o estudo propõe a criação de um dashbo ard para o monitoramento contínuo dos resultados do apadrinhamento, além da implementação de um programa de bonificação, a fim de reconhecer e valorizar o desempenho dos padrinhos que se destacam no acompanhamento dos novos colaboradores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo Amorim da Costa Santos (eduardo.amorim1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T21:52:17Z No. of bitstreams: 1 tcc_Eduardo Amorim da Costa Santos.pdf: 1330150 bytes, checksum: e945d705e306b9b3df9f213767020b3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T23:18:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Eduardo Amorim da Costa Santos.pdf: 1330150 bytes, checksum: e945d705e306b9b3df9f213767020b3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T23:18:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Eduardo Amorim da Costa Santos.pdf: 1330150 bytes, checksum: e945d705e306b9b3df9f213767020b3b (MD5) Previous issue date: 2025-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectSocialização Organizacionalpt_BR
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectPrograma de Apadrinhamentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA ABORDAGEM DE APADRINHAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NUMA INDÚSTRIA COM ALTA TAXA DE ROTATIVIDADEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

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