Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Burger, Marcela Carmen de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719050036095491pt_BR
dc.contributor.referee1França, Marcela Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783174121370485pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Rafael Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7946573339859677pt_BR
dc.creatorLuz, Gabriel dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1590894674636291pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-12T21:15:55Z-
dc.date.available2025-12-12T21:15:55Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6011-
dc.description.abstractEducational games enhance learning experiences because they have the potential to engage and motivate students, making educational content more immersive and enjoyable. In the context of chemistry teaching, it has been observed that many students face difficulties in understanding theoretical principles, which leads to disinterest and demotivation. Given this scenario, the use of active methodologies and diversified teaching materials is an effective alternative to promote a more meaningful and participatory teaching-learning process. With this purpose in mind, a playful teaching material was developed that integrated theoretical concepts with practice. This report presents the game developed by a scholarship recipient from the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and its application as a teaching resource in 11th grade classes at the Federal Institute of Goiás – Ceres Campus. The practice allowed students to apply previously studied theoretical concepts in a practical and contextualized way, encouraging the development of skills such as teamwork, communication, and decision-making. The application of the dynamic generated significantly positive results, evidencing the strengthening of the learning process and the intensification of interaction between students and teachers. Qualitative analysis, based on unidentified student reports, indicated that the activity contributed significantly to facilitating the teaching-learning process and reinforcing the content covered, promoting more participatory and collaborative learning. In addition, the results highlighted the value of using playful strategies as a resource for engaging students in teacher training.pt_BR
dc.description.resumoJogos didáticos aprimoram as experiências de aprendizagem, pois têm o potencial de envolver e motivar os alunos, tornando o conteúdo educacional mais imersivo e agradável. No contexto do ensino de Química, observa-se que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender os princípios teóricos, o que gera desinteresse e desmotivação. Diante desse cenário, o uso de metodologias ativas e materiais didáticos diversificados configura-se como alternativa eficaz para promover um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e participativo. Com esse propósito, foi desenvolvido um material didático lúdico que integrou conceitos teóricos à prática. O presente relato apresenta o jogo elaborado por um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e sua aplicação como recurso didático em turmas do 3º ano do Ensino Médio, no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. A prática permitiu que os alunos aplicassem conceitos teóricos previamente estudados de forma prática e contextualizada, incentivando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisões. A aplicação da dinâmica gerou resultados significativamente positivos, evidenciando o fortalecimento do processo de aprendizagem e a intensificação da interação entre alunos e professores. A análise qualitativa, baseada em relatos não identificados dos estudantes, indicou que a atividade contribuiu de maneira relevante para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem e para a fixação dos conteúdos trabalhados, favorecendo uma aprendizagem mais participativa e colaborativa. Além disso, os resultados ressaltaram, para a formação docente, o valor da utilização de estratégias lúdicas como recurso de engajamento dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel dos Santos Luz (gabriel.luz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-11T20:58:08Z No. of bitstreams: 1 monografia_Gabriel Luz.pdf: 1048423 bytes, checksum: 1e28e4377e43c72866698236a70433ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T21:15:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia_Gabriel Luz.pdf: 1048423 bytes, checksum: 1e28e4377e43c72866698236a70433ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T21:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia_Gabriel Luz.pdf: 1048423 bytes, checksum: 1e28e4377e43c72866698236a70433ff (MD5) Previous issue date: 2025-11-25en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, L. Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprender e a pensar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 155–165, 2002. ALMEIDA, M. Material didático: mediação e aprendizagem. São Paulo: Editora X, 2015. ARNAUD, A. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: a experiência de planejar e implementar uma disciplina. Química Nova na Escola, São Paulo, 2024. AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. BEZERRA, G.; FERREIRA, L. A experiência de ensinar e aprender no PIBID: o ensino de Ciências e da Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 545–564, 2019. CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília: CAPES, 2020. DAMIANI, M. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 213–230, 2008. KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2011. LIBÂNEO, J. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. MEGDA, E. O lúdico como ferramenta de inclusão na educação infantil: explorando jogos e brincadeiras para aprendizagem e socialização. Revista Scientia Alpha, v. 4, n. 4, 2024. MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2017. OLIVEIRA, H. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 56, n. 3, p. 913–934, 2017. PENCO, V. et al. Caderno de Atividades PIBID. 2023. SANTOS, D. O brincar como proposta pedagógica intencional. Revista Educação, 25 mar. 2025. SANTOS, V. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. TAVARES, C.; DANTAS, A. A experiência docente no PIBID: reflexões e práticas no contexto do ensino de História. In: ENLIC CENTRO-OESTE – Encontro Nacional das Licenciaturas e Seminário Nacional do PIBID e da Residência Pedagógica, 2025. VIEIRA, O. O PIBID no contexto da formação de professores: trajetórias e dilemas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 39, n. 1, 2023. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaixa passa e repassa; Metodologias ativas; Materiais didáticos; Química.pt_BR
dc.subjectCash flow; Active methodologies; Teaching materials; Chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCAIXA PASSA REPASSA: JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA - RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_Gabriel Luz.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.