Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.contributor.referee1Firmino, Simone Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110564899496785pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leila Coutinho Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8195577393613504pt_BR
dc.creatorAnjos, Mariana Prego dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8384986408730419pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-11T12:36:43Z-
dc.date.available2025-12-10-
dc.date.available2025-12-11T12:36:43Z-
dc.date.issued2025-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5990-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how undergraduate students from the Biological Sciences course at IF Goiano – Campus Ceres understand school inclusion through their Course Completion Papers (TCCs), defended between 2013 and 2024. The research is characterized as a bibliographic survey, using TCCs deposited in the Institutional Repository and available at the course coordination office as the main source. The study identified and analyzed papers addressing the inclusion of people with disabilities, encompassing physical, sensory, intellectual, and multiple disabilities. The results reveal a growing concern among future teachers with the topic, although there are still gaps regarding the practical implementation of inclusive strategies, continuing teacher education, and the articulation between theory and practice. The analysis showed that, although the papers address legal, pedagogical, and social aspects, emphasis on successful practices is still limited, indicating the need for greater investment in applied research and pedagogical practices that promote equity in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar como os licenciandos do curso de Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres compreendem a inclusão escolar em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), defendidos no período de 2013 a 2024. A pesquisa caracteriza-se como levantamento bibliográfico, utilizando como fonte principal os TCCs depositados no Repositório Institucional e disponíveis na coordenação do curso. Foram identificados e analisados trabalhos que abordam a temática da inclusão de pessoas com deficiência, abrangendo deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e múltiplas. Os resultados revelam uma crescente preocupação dos futuros professores com a temática, ainda que existam lacunas quanto à implementação prática das estratégias inclusivas, à formação continuada docente e à articulação entre teoria e prática. A análise evidenciou que, embora os trabalhos abordem aspectos legais, pedagógicos e sociais, a ênfase em experiências exitosas ainda é limitada, indicando a necessidade de maior investimento em pesquisas aplicadas e em práticas pedagógicas que promovam a equidade no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Prego dos Anjos (mariana.prego@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-10T13:16:22Z No. of bitstreams: 1 PARA REPOSITORIO TCC EM FORMATO DE ARTIGO-OK.pdf: 707391 bytes, checksum: 4da01ec61f6355c188456fb412e219e2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-11T12:30:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARA REPOSITORIO TCC EM FORMATO DE ARTIGO-OK.pdf: 707391 bytes, checksum: 4da01ec61f6355c188456fb412e219e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-11T12:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARA REPOSITORIO TCC EM FORMATO DE ARTIGO-OK.pdf: 707391 bytes, checksum: 4da01ec61f6355c188456fb412e219e2 (MD5) Previous issue date: 2025-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectTrabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectCourse Completion Paperspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleINCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CURSO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO – CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mariana Prego dos Anjos690,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.