Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5910Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gonçalves, Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio | - |
| dc.creator | Rosa, Olliver Robson Mariano | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T00:01:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-24 | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T00:01:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-24 | - |
| dc.identifier.isbn | 978-85-67022-87-1 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5910 | - |
| dc.description.abstract | The work presents a historical and analytical overview of the formation and evolution of the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education in Brazil, beginning with the creation of the Schools of Artisan Apprentices in 1909. Initially aimed at providing vocational training for young people “unfavored by fortune,” these institutions underwent various reconfigurations throughout the 20th century, keeping pace with the country’s political, economic, and social changes. Successive regulations, such as those of 1911 and 1918, sought to standardize the school structure, but each institution developed its own practices according to regional productive demands. Over the following decades, Brazil’s industrial expansion drove restructuring and growth efforts within the schools, resulting in key milestones such as the establishment of the Ministry of Education in 1930, the reorganization of the institutions into Industrial Lyceums, the structuring of the Federal Network in 1942, and the consolidation of Technical and Agrotechnical Schools. The period from the 1950s to the 1980s was marked by student mobilization, planned expansion, and the creation of new units, although not always at the pace projected by governmental policies. From the 1990s onward, with the processes of “cefetization” and later “ifetization,” the institutions significantly broadened their scope, including offering higher education, postgraduate programs, and the consolidation of the Federal Institutes. The expansion of the 2000s marked the process of interiorization and diversification of the fields served. Today, the Federal Network consists of hundreds of units distributed across the country and continues to expand its capillarity, representing a historical, educational, and architectural heritage collectively built by staff, students, and local communities. | pt_BR |
| dc.description.resumo | A obra apresenta uma visão histórica e analítica da formação e evolução da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909. Inicialmente voltadas à formação profissional de jovens “desfavorecidos da fortuna”, essas instituições passaram por diversas reconfigurações ao longo do século XX, acompanhando mudanças políticas, econômicas e sociais do país. Regulamentos sucessivos, como os de 1911 e 1918, buscaram padronizar a estrutura escolar, mas cada instituição desenvolveu práticas próprias conforme as demandas produtivas regionais. Durante as décadas seguintes, a expansão industrial brasileira impulsionou esforços de reestruturação e ampliação das escolas, culminando em marcos importantes, como a criação do Ministério da Educação em 1930, a reorganização das instituições em Liceus Industriais, a estruturação da Rede Federal em 1942 e a consolidação das Escolas Técnicas e Agrotécnicas. As décadas de 1950 a 1980 foram marcadas por mobilização estudantil, expansão planejada e criação de novas unidades, embora nem sempre no ritmo previsto pelas políticas governamentais. A partir dos anos 1990, com a “cefetização” e posteriormente a “ifetização”, houve uma ampliação significativa da atuação das instituições, incluindo oferta de cursos superiores, pós-graduação e a consolidação dos Institutos Federais. A expansão nos anos 2000 marcou o processo de interiorização e diversificação das áreas atendidas. Hoje, a Rede Federal é composta por centenas de unidades distribuídas por todo o país e segue ampliando sua capilaridade, representando um patrimônio histórico, educacional e arquitetônico construído coletivamente por servidores, estudantes e comunidades locais. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-24T11:55:22Z No. of bitstreams: 1 livro_centro-oeste.pdf: 18636593 bytes, checksum: a696f1b7dbdad5746e0758681a693243 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-25T00:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 livro_centro-oeste.pdf: 18636593 bytes, checksum: a696f1b7dbdad5746e0758681a693243 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-25T00:01:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 livro_centro-oeste.pdf: 18636593 bytes, checksum: a696f1b7dbdad5746e0758681a693243 (MD5) Previous issue date: 2025-11-24 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Editora IF Goiano | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
| dc.subject | Rede Federal de Educação Tecnológica | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Escolas de Aprendizes Artífices | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: QUASE DOIS SÉCULOS MUDANDO O BRASIL | pt_BR |
| dc.type | Livro | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Editora IF Goiano | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| livro_centro-oeste.pdf | 18,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.