Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Anicézio José da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804498411718314pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Matheus de Mesquita e-
dc.contributor.referee2Paula, Giltânia Severino-
dc.creatorNunes, Ana Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804498411718314pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T17:02:55Z-
dc.date.available2025-11-03-
dc.date.available2025-11-04T17:02:55Z-
dc.date.issued2025-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5866-
dc.description.abstractThis study sought to analyze the school garden as a pedagogical strategy for teaching Environmental Education (EE) in public basic education schools in Catalão/GO, and at the same time, to understand how this theme is incorporated into the Political Pedagogical Projects (PPP), as well as to investigate the managers' perception of the use of the school garden as a formative strategy. This research stems from the relevance of environmental education in the face of contemporary socio-environmental challenges and the potential of school gardens as a tool for integrating theory and practice, promoting healthy eating habits, ecological awareness, and socio-emotional skills. The investigation adopted a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character, structured in two stages: a literature review in databases (SciELO, CAPES, and Google Scholar) and the application of a semi-structured questionnaire to school administrators. The data were analyzed using the Content Analysis technique, categorized into thematic axes related to the research objectives. The results indicate that, although school gardens are widely recognized by administrators as effective environmental education strategies, their presence in the school's pedagogical projects is limited and frequently recorded only as a complementary activity. Schools with gardens show greater integration between theory and practice, develop interdisciplinary projects, and report concrete benefits, while institutions without gardens remain in the realm of intention, presuming results. Structural and institutional challenges were identified, such as insufficient financial resources, a lack of trained personnel, and difficulties in maintaining the gardens, especially outside of school hours. Despite these obstacles, the managers demonstrated a willingness to expand these initiatives and suggested partnerships with institutions and public bodies, as well as greater systematization of environmental education in the curriculum. It is concluded that the inclusion of environmental education in public basic education schools in the municipality of Catalão/GO is in the process of consolidation, requiring formal registration in the school's pedagogical projects, institutional support, continuing teacher training, and public policies to ensure the sustainability of the actions, making the school garden a permanent and effective pedagogical resource.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar a horta escolar como estratégia pedagógica para o ensino de Educação Ambiental (EA) em escolas públicas da Educação Básica de Catalão/GO e, ao mesmo tempo, compreender de que forma essa temática está incorporada aos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), bem como investigar a percepção dos gestores sobre a utilização da horta escolar como estratégia formativa. A pesquisa parte da relevância da EA diante dos desafios socioambientais contemporâneos e do potencial da horta escolar como instrumento de integração entre teoria e prática, promovendo hábitos alimentares saudáveis, consciência ecológica e competências socioemocionais. A investigação adotou abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, estruturada em duas etapas: revisão bibliográfica em bases de dados (SciELO, CAPES e Google Acadêmico) e aplicação de questionário semiestruturado a gestores escolares. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo, categorizados em eixos temáticos relacionados aos objetivos da pesquisa. Os resultados indicam que, embora as hortas escolares sejam amplamente reconhecidas pelos gestores como estratégias eficazes de educação ambiental, sua presença nos PPP é limitada e frequentemente registrada apenas como atividade complementar. As escolas que possuem hortas apresentam maior integração entre teoria e prática, desenvolvem projetos interdisciplinares e relatam benefícios concretos, enquanto as instituições sem hortas permanecem no campo da intenção, presumindo resultados. Foram identificados desafios estruturais e institucionais, como insuficiência de recursos financeiros, falta de pessoal capacitado e dificuldades de manutenção das hortas, especialmente fora do período letivo. Apesar desses entraves, os gestores demonstraram disposição para ampliar tais iniciativas e sugeriram parcerias com instituições e órgãos públicos, bem como maior sistematização da EA no currículo. Conclui-se que a inserção da EA nas escolas públicas da Educação Básica do município de Catalão/GO encontra-se em processo de consolidação, exigindo registro formal nos PPP, apoio institucional, formação continuada dos professores e políticas públicas para assegurar a sustentabilidade das ações, tornando a horta escolar um recurso pedagógico permanente e efetivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus de Mesquita e Pontes (matheus.mesquita@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-04T01:22:09Z No. of bitstreams: 1 TCC ANA TEIXEIRA NUNES.pdf: 1129595 bytes, checksum: 1547724d5a318bc1c2a3fa993831ac3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-04T17:02:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ANA TEIXEIRA NUNES.pdf: 1129595 bytes, checksum: 1547724d5a318bc1c2a3fa993831ac3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-04T17:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ANA TEIXEIRA NUNES.pdf: 1129595 bytes, checksum: 1547724d5a318bc1c2a3fa993831ac3c (MD5) Previous issue date: 2025-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos de (org.). Por uma educação do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2007. p. 17-36. AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/base-nacional-comum-curricular-bncc. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96. 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais: Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2025. https://basenacionalcomum.mec.gov.br/pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Ambientaçãopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPPPpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::ENGENHARIA AMBIENTALpt_BR
dc.titleA HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CATALÃO/GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA TEIXEIRA NUNES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ana Teixeira Nunes1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.