Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5859Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Resende, Anita Cristina Azevedo | - | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9367144408359249 | pt_BR | 
| dc.creator | Lima, Valéria Alves de | - | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6443534524224688 | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T23:58:21Z | - | 
| dc.date.available | 2025-11-03T23:58:21Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-06-30 | - | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5859 | - | 
| dc.description.abstract | This research aimed to understand the motivations that lead students enrolled in the integrated high school programs at the Instituto Federal Goiano – Trindade campus to remain in school, even after experiencing grade retention. In this study, students' persistence is understood as a form of resistance, and the meanings they attribute to school and its educational project reveal the contradictory role of the institution, which can simultaneously reinforce mechanisms of exclusion and enable emancipatory possibilities. Contrary to studies that associate grade retention with dropout, this research seeks to comprehend the reasons why students choose to stay, even after facing such adverse situations. Grounded in critical social theory — particularly its Marxist derivations — this study affirms that educational processes are shaped by the structure of an unequal society and are therefore anchored in capitalist interests and neoliberal discourse. School failure is viewed as an expression of Brazil’s structural inequalities, selectively and historically directed toward specific social segments, especially working-class youth, Black students, and public-school graduates. This theoretical framework allows us to interpret school failure not as an individual or purely pedagogical deficiency, but as a social phenomenon, shedding light on the resistance mechanisms activated by students who choose to remain in school and invest in their education despite the institution’s exclusionary logic. The study was conducted at the Trindade campus of IF Goiano through semi-structured interviews with students who had experienced grade retention, as well as documentary analysis of academic and socioeconomic data. The findings point to the agency of young students who persist, insist, and resist—not out of inertia, but as a conscious and intentional act guided by the hope of social inclusion, professional qualification, and personal development. School emerges as a contradictory space: while it reproduces social inequalities, it also offers both objective and symbolic conditions for students to resist them. This dissertation seeks to contribute to both theoretical and practical fields of education, especially by shifting the focus from retention as an index of individual failure to a broader understanding of its social, economic, and historical dimensions, emphasizing the importance of young students’ voices in the critical analysis of public schooling and integrated vocational education projects. | pt_BR | 
| dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou compreender as motivações que levam estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal Goiano – Campus Trindade a permanecerem na escola, mesmo após vivenciarem experiências de reprovação. A permanência dos estudantes é compreendida, nesta tese, como uma forma de resistência, e, os sentidos atribuídos à escola e ao seu projeto formativo evidenciam o papel contraditório da instituição, capaz de reforçar mecanismos de exclusão, mas também de viabilizar possibilidades emancipatórias. Na contramão de estudos que relacionam a reprovação à evasão, este estudo busca compreender os motivos que fazem os estudantes permanecerem mesmo após serem submetidos a essas situações. Adota como base teórica e epistemológica a teoria social crítica em suas derivações marxistas na afirmação de que os processos educativos e escolares são determinados e transversalizados pela estrutura de uma sociedade desigual e, portanto, ancorados nos interesses da ordem capitalista e no discurso neoliberal. O fracasso escolar é expressão das desigualdades estruturais da sociedade brasileira; é seletivo e historicamente direcionado a segmentos sociais determinados, especialmente aos jovens da classe trabalhadora, aos negros e aos egressos da escola pública. Esse assento teórico permite sustentar a reprovação não como uma falha individual ou meramente pedagógica e lançar luz sobre os mecanismos de resistência acionados por estudantes que escolhem permanecer na escola e investir em sua formação, apesar da lógica excludente que perpassa a instituição escolar. A pesquisa foi realizada no Campus Trindade do IF Goiano, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes reprovados e, posteriormente, a análise documental dos dados acadêmicos e socioeconômicos. Os resultados apontam para um protagonismo dos jovens estudantes que permanecem, insistem e resistem não por inércia, mas como uma ação consciente e intencional orientada pela expectativa de inclusão social, formação profissional e crescimento pessoal. A escola aparece como espaço contraditório: ao mesmo tempo em que reproduz desigualdades, também oferece condições objetivas e simbólicas para que os sujeitos resistam a elas. A tese pretende contribuir para o campo teórico e prático da educação especialmente ao deslocar o foco da reprovação como índice de fracasso individual para uma compreensão ampliada das dimensões sociais, econômicas e históricas do fenômeno, ressaltando a importância da voz de jovens estudantes na análise crítica da escola pública e dos projetos de formação profissional integrados. | pt_BR | 
| dc.description.provenance | Submitted by Valeria Alves de Lima (valeria.lima@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-03T13:28:14Z No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5) | en | 
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-03T23:58:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5) | en | 
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-03T23:58:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5) Previous issue date: 2025-06-30 | en | 
| dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Instituição extra IF Goiano | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract) | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract) | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | Instituição extra IF Goiano | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Reprovação escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Resistência | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino Médio integrado | pt_BR | 
| dc.subject | Desigualdade social | pt_BR | 
| dc.subject | Permanência | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR | 
| dc.title | RESISTIRMOS: A QUE SERÁ QUE SE DESTINA? - EXPERIÊNCIAS DE (RE)PROVAÇÃO DE ESTUDANTES EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | pt_BR | 
| dc.type | Tese | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses e dissertações defendidas em outras Instituições | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf | Tese_Valéria Lima | 2,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.