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dc.contributor.advisor1Resende, Anita Cristina Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9367144408359249pt_BR
dc.creatorLima, Valéria Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443534524224688pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-03T23:58:21Z-
dc.date.available2025-11-03T23:58:21Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5859-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the motivations that lead students enrolled in the integrated high school programs at the Instituto Federal Goiano – Trindade campus to remain in school, even after experiencing grade retention. In this study, students' persistence is understood as a form of resistance, and the meanings they attribute to school and its educational project reveal the contradictory role of the institution, which can simultaneously reinforce mechanisms of exclusion and enable emancipatory possibilities. Contrary to studies that associate grade retention with dropout, this research seeks to comprehend the reasons why students choose to stay, even after facing such adverse situations. Grounded in critical social theory — particularly its Marxist derivations — this study affirms that educational processes are shaped by the structure of an unequal society and are therefore anchored in capitalist interests and neoliberal discourse. School failure is viewed as an expression of Brazil’s structural inequalities, selectively and historically directed toward specific social segments, especially working-class youth, Black students, and public-school graduates. This theoretical framework allows us to interpret school failure not as an individual or purely pedagogical deficiency, but as a social phenomenon, shedding light on the resistance mechanisms activated by students who choose to remain in school and invest in their education despite the institution’s exclusionary logic. The study was conducted at the Trindade campus of IF Goiano through semi-structured interviews with students who had experienced grade retention, as well as documentary analysis of academic and socioeconomic data. The findings point to the agency of young students who persist, insist, and resist—not out of inertia, but as a conscious and intentional act guided by the hope of social inclusion, professional qualification, and personal development. School emerges as a contradictory space: while it reproduces social inequalities, it also offers both objective and symbolic conditions for students to resist them. This dissertation seeks to contribute to both theoretical and practical fields of education, especially by shifting the focus from retention as an index of individual failure to a broader understanding of its social, economic, and historical dimensions, emphasizing the importance of young students’ voices in the critical analysis of public schooling and integrated vocational education projects.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou compreender as motivações que levam estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal Goiano – Campus Trindade a permanecerem na escola, mesmo após vivenciarem experiências de reprovação. A permanência dos estudantes é compreendida, nesta tese, como uma forma de resistência, e, os sentidos atribuídos à escola e ao seu projeto formativo evidenciam o papel contraditório da instituição, capaz de reforçar mecanismos de exclusão, mas também de viabilizar possibilidades emancipatórias. Na contramão de estudos que relacionam a reprovação à evasão, este estudo busca compreender os motivos que fazem os estudantes permanecerem mesmo após serem submetidos a essas situações. Adota como base teórica e epistemológica a teoria social crítica em suas derivações marxistas na afirmação de que os processos educativos e escolares são determinados e transversalizados pela estrutura de uma sociedade desigual e, portanto, ancorados nos interesses da ordem capitalista e no discurso neoliberal. O fracasso escolar é expressão das desigualdades estruturais da sociedade brasileira; é seletivo e historicamente direcionado a segmentos sociais determinados, especialmente aos jovens da classe trabalhadora, aos negros e aos egressos da escola pública. Esse assento teórico permite sustentar a reprovação não como uma falha individual ou meramente pedagógica e lançar luz sobre os mecanismos de resistência acionados por estudantes que escolhem permanecer na escola e investir em sua formação, apesar da lógica excludente que perpassa a instituição escolar. A pesquisa foi realizada no Campus Trindade do IF Goiano, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes reprovados e, posteriormente, a análise documental dos dados acadêmicos e socioeconômicos. Os resultados apontam para um protagonismo dos jovens estudantes que permanecem, insistem e resistem não por inércia, mas como uma ação consciente e intencional orientada pela expectativa de inclusão social, formação profissional e crescimento pessoal. A escola aparece como espaço contraditório: ao mesmo tempo em que reproduz desigualdades, também oferece condições objetivas e simbólicas para que os sujeitos resistam a elas. A tese pretende contribuir para o campo teórico e prático da educação especialmente ao deslocar o foco da reprovação como índice de fracasso individual para uma compreensão ampliada das dimensões sociais, econômicas e históricas do fenômeno, ressaltando a importância da voz de jovens estudantes na análise crítica da escola pública e dos projetos de formação profissional integrados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valeria Alves de Lima (valeria.lima@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-03T13:28:14Z No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-03T23:58:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T23:58:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_completa_versão_Biblioteca_Central.pdf: 3044020 bytes, checksum: f178d4ba4192fc1833f237f033e64d96 (MD5) Previous issue date: 2025-06-30en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.programInstituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectEnsino Médio integradopt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRESISTIRMOS: A QUE SERÁ QUE SE DESTINA? - EXPERIÊNCIAS DE (RE)PROVAÇÃO DE ESTUDANTES EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTesept_BR
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