Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Lorrana Pires-
dc.date.accessioned2025-09-23T17:01:03Z-
dc.date.available2025-09-23-
dc.date.available2025-09-23T17:01:03Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5754-
dc.description.abstractChemistry, as a science historically constituted from a Eurocentric, white, and masculine perspective, demands the development of pedagogical interventions that deconstruct hegemonic views and promote the appreciation of diversity in school knowledge. Therefore, the articulation of school scientific knowledge with African, Afro-Brazilian, and Indigenous knowledge is an essential strategy for making the educational process more diverse, contextualized, and inclusive. Thus, this work aims to promote educational practices committed to a decolonial and diverse education on the Periodic Table and clay minerals.pt_BR
dc.description.resumoA Química, enquanto ciência historicamente constituída sob uma perspectiva eurocêntrica, branca e masculina, demanda o desenvolvimento de intervenções pedagógicas que desconstroem visões hegemônicas e promovam a valorização da diversidade no conhecimento escolar. Por isso, a articulação dos conhecimentos científicos escolares com os saberes das matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas configura-se como uma estratégia essencial para tornar o processo educativo mais diverso, contextualizado e inclusivo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo promover práticas educativas comprometidas com uma educação decolonial e diversa sobre a temática Tabela Periódica com os minerais de argila.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nara Alinne Nobre da Silva (nara.silva@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-23T01:42:39Z No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-23T17:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-23T17:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5) Previous issue date: 2025-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA CIÊNCIA DA ARGILA: A QUÍMICA DOS MINERAIS DA CERÂMICA KARAJÁpt_BR
dc.typeproduções técnicaspt_BR
dc.audience.educationlevelEducação Básica e Ensino Superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Produções Técnicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf4,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.