Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5754Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Lorrana Pires | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-23T17:01:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-23 | - |
| dc.date.available | 2025-09-23T17:01:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5754 | - |
| dc.description.abstract | Chemistry, as a science historically constituted from a Eurocentric, white, and masculine perspective, demands the development of pedagogical interventions that deconstruct hegemonic views and promote the appreciation of diversity in school knowledge. Therefore, the articulation of school scientific knowledge with African, Afro-Brazilian, and Indigenous knowledge is an essential strategy for making the educational process more diverse, contextualized, and inclusive. Thus, this work aims to promote educational practices committed to a decolonial and diverse education on the Periodic Table and clay minerals. | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Química, enquanto ciência historicamente constituída sob uma perspectiva eurocêntrica, branca e masculina, demanda o desenvolvimento de intervenções pedagógicas que desconstroem visões hegemônicas e promovam a valorização da diversidade no conhecimento escolar. Por isso, a articulação dos conhecimentos científicos escolares com os saberes das matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas configura-se como uma estratégia essencial para tornar o processo educativo mais diverso, contextualizado e inclusivo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo promover práticas educativas comprometidas com uma educação decolonial e diversa sobre a temática Tabela Periódica com os minerais de argila. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Nara Alinne Nobre da Silva (nara.silva@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-23T01:42:39Z No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-23T17:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-23T17:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf: 4759461 bytes, checksum: 2eb528f319bf9af1b5855bfdb4dd10dc (MD5) Previous issue date: 2025-09-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Material didático | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | A CIÊNCIA DA ARGILA: A QUÍMICA DOS MINERAIS DA CERÂMICA KARAJÁ | pt_BR |
| dc.type | produções técnicas | pt_BR |
| dc.audience.educationlevel | Educação Básica e Ensino Superior | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Produções Técnicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SEQUÊNCIA DIDATICA - A CIÊNCIA DA ARGILA.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.