Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.creatorCruz, Samyres Barreto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8463685203535880pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-28T22:03:12Z-
dc.date.available2026-05-05-
dc.date.available2025-08-28T22:03:12Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5691-
dc.description.abstractEntering high school marks the beginning of formal chemistry studies, covering topics such as the organization of elements, basic concepts, structural formulas, the periodic table, periods, groups, and elemental properties. Given the learning difficulties associated with these subjects, this research proposes the use of active methodologies through educational games: Chemical Dodgeball (introduction to chemistry), Card Game (concepts of acids and bases), and Acid Puzzle (conjugated acid-base pairs), aiming to engage students and make learning more meaningful and enjoyable. Active methodologies, according to Moran (2017), promote student protagonism, stimulating skills such as critical thinking, collaboration, problem-solving, and collective knowledge construction. Valente (2018) highlights that strategies such as project-based learning, game-based learning, case studies, and team learning encourage active student involvement, transforming them from passive recipients into active participants in the educational process. The development of games helps to overcome the abstract nature of chemistry, increasing motivation, encouraging participation, and fostering cognitive and socio-emotional skills. The theoretical foundation, based on Moran, Vygotsky, Brougère, and Huizinga, emphasizes the importance of social interaction, playfulness, and active engagement for meaningful learning. The practical application of the games demonstrated improved understanding of content, particularly in the identification and differentiation of acids and bases, and strengthened collaborative work among students. Therefore, it is concluded that the use of educational games as an active methodology contributes to making chemistry teaching more accessible, engaging, and effective, promoting students’ academic and social development and providing innovative support to teachers’ pedagogical practice.pt_BR
dc.description.resumoO ingresso no ensino médio representa o início do estudo formal da química, abordando conteúdos como a organização dos elementos, conceitos básicos, fórmulas estruturais, tabela periódica, períodos, grupos e propriedades elementares. Diante das dificuldades de aprendizagem associadas a esses conteúdos, esta pesquisa propõe o uso de metodologias ativas por meio de jogos didáticos: Queimada Química (introdução à química), Jogo de Cartas (conceitos de ácidos e bases) e Quebra-Cabeça Ácido (pares ácido-base conjugados), visando engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo e divertido. As metodologias ativas, conforme Moran (2017), promovem o protagonismo estudantil, estimulando habilidades como pensamento crítico, colaboração, resolução de problemas e construção coletiva do conhecimento. Valente (2018) destaca que estratégias como aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por meio de jogos, estudo de casos e aprendizagem em equipe favorecem o envolvimento ativo do aluno, transformando-o de receptor passivo em agente participante do processo educativo. O desenvolvimento de jogos permite superar o caráter abstrato da química, aumentando a motivação, incentivando a participação e promovendo habilidades cognitivas e socioemocionais. A fundamentação teórica, baseada em Moran, Vygotsky, Brougère e Huizinga, evidencia a importância da interação social, da ludicidade e do engajamento ativo para a aprendizagem significativa. A aplicação prática dos jogos mostrou melhora na compreensão dos conteúdos, especialmente na identificação e diferenciação de ácidos e bases, e fortaleceu o trabalho colaborativo entre os alunos. Assim, conclui-se que a utilização de jogos didáticos como metodologia ativa contribui para tornar o ensino de química mais acessível, envolvente e eficaz, promovendo o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes e oferecendo suporte inovador à prática pedagógica dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Martins Belisario (celso.belisario@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-28T21:06:13Z No. of bitstreams: 1 TCC. SAMYRES. 2025.pdf: 1212000 bytes, checksum: 20017b5f869fd96603d83f9b4de8e21e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-28T22:03:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC. SAMYRES. 2025.pdf: 1212000 bytes, checksum: 20017b5f869fd96603d83f9b4de8e21e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-28T22:03:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC. SAMYRES. 2025.pdf: 1212000 bytes, checksum: 20017b5f869fd96603d83f9b4de8e21e (MD5) Previous issue date: 2025-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS: JOGOS PARA AULAS DE QUÍMICA – UMA PROPOSTA DE SUPORTES PARA SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. SAMYRES. 2025.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.