Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5676
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: RELEVÂNCIA E IMPACTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Autor(es): | Conceição, Maria de Nazaré de Lima |
Primeiro Orientador: | Marques, Ronaldo Henrique |
Primeiro Coorientador: | Rodrigues, Carlos Eduardo |
Resumo: | O ensino de Ciências, especialmente na disciplina de Química, é frequentemente percebido por alguns estudantes como algo distante de sua realidade e, muitas vezes, cansativo. Para superar a grande dificuldade que é engajar os estudantes na disciplina de Química, metodologias ativas surgem como alternativas eficazes. A experimentação, atividade associada as metodologias ativas, é uma prática de ensino fundamental para a formação acadêmica e o desenvolvimento científico dos estudantes. Nesse contexto, o presente trabalho busca abordar a relevância e o impacto da utilização da experimentação no ensino-aprendizagem na disciplina de Química. A questão problema foi identificada durante as etapas iniciais do PRP, onde foi observado uma baixa participação e falta de interesse dos alunos nas aulas de Química. Frente a essa situação, foi elaborado um Projeto de Ação Pedagógica (PAP) com o objetivo de criar e implementar metodologias que reduzissem esse afastamento dos estudantes em relação à disciplina. Diante das aulas ministradas, é possível afirmar que é fundamental estimular os alunos com novas metodologias de ensino. A experimentação no ensino de Química favorece e beneficia a qualidade do ensino-aprendizagem, agregando valor e sentido as teorias estudadas em sala. |
Abstract: | The teaching of Science, especially in the field of Chemistry, is often perceived by some students as something distant from their reality and, many times, exhausting. To overcome the significant challenge of engaging students in Chemistry, active methodologies emerge as effective alternatives. Experimentation, an activity associated with active methodologies, is a fundamental teaching practice for students' academic formation and scientific development. In this context, the present study aims to address the relevance and impact of using experimentation in the teaching and learning process in Chemistry. The research problem was identified during the initial stages of the PRP, where low student participation and lack of interest in Chemistry classes were observed. In response to this situation, a Pedagogical Action Project (PAP) was developed with the objective of creating and implementing methodologies to reduce students' disengagement with the subject. Based on the lessons conducted, it is possible to affirm that stimulating students with new teaching methodologies is essential. Experimentation in Chemistry education enhances and improves the quality of the teaching-learning process, adding value and meaning to the theories studied in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Formação de Professores Estágio Supervisionado |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5676 |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cópia de TC corrigido - Maria.pdf | 451,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.