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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DO ADMINISTRADOR DIANTE DA INCLUSÃO DE PESSOAS LGBTQIAPN+ NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL, COM ÊNFASE NA IDENTIDADE DE GÊNERO
Autor(es): Real, Bruna do Nascimento Santos Vila; Rosa, Daniele Ferreira da Silva; Silva Marina Gonçalves da
Primeiro Orientador: Quintanilha, Karolino Torres
Primeiro Membro da Banca: Pinto, Luciene de Sousa Conceicao de Moura
Segundo Membro da Banca: Battaglin, Maria Otavia Battaglin
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a postura do administrador diante da inclusão da população LGBTQIAPN+ no ambiente organizacional, com ênfase na diversidade de identidade de gênero. Parte-se do reconhecimento de que, apesar dos avanços legais e sociais nas discussões sobre direitos e inclusão, essa população ainda enfrenta exclusão, preconceito e discriminação em diversos contextos profissionais, sendo frequentemente preterida em processos seletivos antes mesmo de demonstrar suas competências. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em autores que discutem diversidade, inclusão e gestão organizacional. A valorização da diversidade nas organizações é compreendida não apenas como uma questão ética, mas também estratégica, uma vez que ambientes inclusivos favorecem a redução de conflitos, o aumento da produtividade e a retenção de talentos. Nesse cenário, destaca-se o papel do administrador como agente de transformação e promotor de práticas que assegurem equidade, respeito e inclusão. Conclui-se que é imprescindível que as organizações implementem políticas efetivas e contínuas voltadas à diversidade sexual e de gênero, e que os administradores estejam capacitados para lidar com a pluralidade de identidades no ambiente de trabalho, contribuindo para culturas organizacionais mais humanas, justas e produtivas.
Abstract: This study aims to analyze the posture of administrators regarding the inclusion of LGBTQIAPN+ individuals in organizational environments, with an emphasis on gender identity diversity. The research is grounded in the recognition that, despite legal and social advancements, this population still faces exclusion, prejudice, and discrimination in professional settings, often being overlooked during recruitment processes before their skills can be assessed. The study adopts a qualitative bibliographic approach, based on authors who discuss diversity, inclusion, and organizational management. Valuing diversity is understood not only as an ethical commitment but also as a strategic practice, as inclusive environments contribute to conflict reduction, increased productivity, and talent retention. In this context, administrators are highlighted as key agents of transformation and promoters of inclusive practices that ensure equity and respect. It is concluded that organizations must implement effective and continuous policies addressing sexual and gender diversity, and that administrators must be properly trained to manage identity plurality in the workplace, thus fostering more humane, fair, and productive organizational cultures.
Palavras-chave: Inclusão. Identidade de Gênero. Ambiente Organizacional.
Inclusion. Gender Identity Diversity. Organizational Environmen
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5649
Data do documento: 4-Ago-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

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