Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Isttefany da Costa-
dc.creatorSouza, Thalita Silva Pires de-
dc.date.accessioned2025-08-09T00:33:07Z-
dc.date.available2025-08-10-
dc.date.available2025-08-09T00:33:07Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5630-
dc.description.abstractThis article aims to highlight the importance of internal communication for organizational success, with an emphasis on the impact of internal relationships on the performance and productivity of companies. Internal communication is a strategic tool that strengthens relationships between employees, promotes a more integrated and productive organizational environment, and contributes significantly to achieving the organization's goals. This research is qualitative and bibliographic in nature, based on the analysis of books, scientific articles and dissertations obtained from platforms such as Google Scholar, Scielo and CAPES Periódicos. Thus, aspects such as the main barriers to internal communication, employee motivation practices, the influence of the organizational climate and the role of leadership in facilitating effective communication were analyzed. The lack of structured communication can generate conflicts, hinder processes and compromise the company's results. On the other hand, when well applied, internal communication provides mutual benefits, favoring the organization's development and employee satisfaction. It is concluded that well-planned, structured and humanized internal communication is essential to integrate sectors, strengthen organizational culture, promote motivation, facilitate relationships between leaders and subordinates and also provide a healthy, productive and harmonious corporate environment.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo destacar a importância da comunicação interna para o sucesso organizacional, com ênfase no impacto do relacionamento interno, no desempenho e na produtividade das empresas. A comunicação interna é uma ferramenta estratégica que fortalece o relacionamento entre os colaboradores, promove um ambiente organizacional mais integrado e produtivo, e contribui significativamente para o alcance dos objetivos da organização. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos científicos e dissertações obtidas em plataformas como Google Scholar, Scielo e CAPES Periódicos. Desta forma, foram analisados aspectos como as principais barreiras na comunicação interna, práticas de motivação dos colaboradores, influência do clima organizacional e o papel da liderança na facilitação de uma comunicação eficaz. A ausência de uma comunicação estruturada pode gerar conflitos, dificultar processos e comprometer os resultados da empresa. Por outro lado, quando bem aplicada, a comunicação interna proporciona benefícios mútuos, favorecendo o desenvolvimento da organização e a satisfação dos colaboradores. Concluiu-se que a comunicação interna bem planejada, estruturada e humanizada é essencial para integrar os setores, fortalecer a cultura organizacional, promover a motivação, facilitar o relacionamento entre líderes e liderados e também proporcionar um ambiente corporativo saudável, produtivo e harmonioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isttefany da Costa Batista (isttefany.batista@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-09T00:30:48Z No. of bitstreams: 1 ata de defesa; TCAE e Artigo.pdf: 1224477 bytes, checksum: 2050fe24f8802775b681bf827b512a3a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-09T00:33:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ata de defesa; TCAE e Artigo.pdf: 1224477 bytes, checksum: 2050fe24f8802775b681bf827b512a3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-09T00:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ata de defesa; TCAE e Artigo.pdf: 1224477 bytes, checksum: 2050fe24f8802775b681bf827b512a3a (MD5) Previous issue date: 2025-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofFatores da comunicação interna para o sucesso organizacional: Uma abordagem focada no relacionamento interno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Internapt_BR
dc.subjectImportância da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSucesso Organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleFATORES DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM FOCADA NO RELACIONAMENTO INTERNOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ata de defesa; TCAE e Artigo.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.