Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5555
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marques, Ronaldo Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3773916219190572 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Sandyla Faria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3773916219190572 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T15:41:58Z | - |
dc.date.available | 2025-07-05 | - |
dc.date.available | 2025-07-01T15:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5555 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the main challenges faced in the training of Chemistry teachers for Youth and Adult Education (EJA) and to compare them with the difficulties observed in teaching Chemistry in regular schools. The research adopts a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative analysis. A literature review was conducted on the Open Knowledge Maps platform using descriptors such as “Teacher Training,” “Chemistry Teaching in EJA,” and “EJA Challenges,” focusing on articles published in the last 10 years. The selection of articles followed criteria of relevance and methodological consistency, prioritizing studies that presented clear analyses of the specificities of Chemistry teaching in EJA. The analysis revealed that teacher training for EJA is, in most cases, insufficient to meet the needs of this audience, due to the absence of specific training and the lack of adequate pedagogical resources. Additionally, it was observed that EJA teachers often have more generalist training, which hinders the adaptation of innovative and contextualized methodologies for this setting. The results point to the need for continued and specific training for EJA, which should include not only Chemistry content but also pedagogical approaches adapted to the characteristics of adult learners. The study suggests the implementation of active and interdisciplinary methodologies, as well as the development of contextualized teaching materials, as solutions to overcome the identified difficulties. It concludes that the qualification of teachers and the strengthening of educational policies aimed at EJA are essential to ensure more effective, accessible, and relevant Chemistry teaching, contributing to the improvement of educational quality in this mode of education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios enfrentados na formação de professores de Química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e compará-los com as dificuldades observadas no ensino de Química em escolas regulares. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, combinando análise qualitativa e quantitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico na plataforma Open Knowledge Maps, utilizando descritores como “Formação de professores”, “Ensino de Química no EJA” e “Desafios da EJA”, com foco em artigos publicados nos últimos 10 anos. A seleção dos artigos seguiu critérios de relevância e consistência metodológica, priorizando estudos que apresentaram análises claras sobre as especificidades do ensino de Química na EJA. A análise revelou que a formação docente para a EJA é, na maioria das vezes, insuficiente para atender às necessidades desse público, devido à ausência de uma formação específica e à falta de recursos pedagógicos adequados. Além disso, observou-se que os professores da EJA, em grande parte, têm uma formação mais generalista, o que dificulta a adaptação de metodologias inovadoras e contextualizadas para esse contexto. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação continuada e específica para a EJA, que inclua não apenas o conteúdo de Química, mas também abordagens pedagógicas adaptadas às características dos alunos adultos. O estudo sugere a implementação de metodologias ativas e interdisciplinares, além do desenvolvimento de materiais didáticos contextualizados, como soluções para superar as dificuldades encontradas. Conclui-se que a qualificação dos professores e o fortalecimento das políticas educacionais voltadas à EJA são essenciais para garantir um ensino de Química mais eficaz, acessível e relevante, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional dessa modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celso Martins Belisario (celso.belisario@ifgoiano.edu.br) on 2025-07-01T12:00:23Z No. of bitstreams: 1 TC Sandyla repositório.pdf: 1323747 bytes, checksum: 1d84f1ecace72c4659c38bb73e7266dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-07-01T15:31:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Sandyla repositório.pdf: 1323747 bytes, checksum: 1d84f1ecace72c4659c38bb73e7266dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-01T15:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Sandyla repositório.pdf: 1323747 bytes, checksum: 1d84f1ecace72c4659c38bb73e7266dd (MD5) Previous issue date: 2025-06-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC Sandyla repositório.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.