Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TESSITURAS E ALINHAVOS: UM DIÁLOGO ENTRE O FILME “CLUB DO IMPERADOR” E A OBRA “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”, DE PAULO FREIRE
Autor(es): Ribeiro, Marjorie Ariadeny Ferreira Barros
Primeiro Orientador: Nunes, Patrícia Gouvea
Resumo: Este Trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre o filme “O clube do imperador” (2002) e o livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa”, de Paulo Freire (1996), a fim de sinalizar contribuições teóricas para a reflexão das práticas pedagógicas retratadas no filme. De viés qualitativo, em primeiro momento realizou-se um estudo da obra de Paulo Freire, logo após a apresentação do filme, e por fim, a escrita textual do diálogo entre o filme e a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Dessa forma podemos perceber que a abordagem de Freire corrobora a atuação do professor frente ao desafio enfrentado com o aluno Sr. Bell que agia de forma a não se importar com os estudos e a sempre tratar como brincadeira os assuntos sérios que eram ensinados em sala de aula pelo professor. Durante esse estudo foi possível perceber o quanto o professor deve se envolver verdadeiramente no processo de aprendizagem de seus alunos, acreditando que são capazes e investindo o que podem para facilitar esse processo. Apenas dessa forma o professor realmente coloca em suas ações seu comprometimento com o ensino. É importante lembrar que um professor é um dos principais construtores do conhecimento, sendo ele um fator comum na vida de diversos alunos ao mesmo tempo.
Abstract: This paper aims to establish a dialogue between the film “The Emperor’s Club” (2002) and the book “Pedagogy of Autonomy: Necessary Knowledge for Educational Practice” by Paulo Freire (1996), in order to highlight theoretical contributions to the reflection on the pedagogical practices portrayed in the film. From a qualitative perspective, first, a study of Paulo Freire’s work was carried out immediately after the film was shown, and finally, the textual writing of the dialogue between the film and Paulo Freire’s work Pedagogy of Autonomy was carried out. In this way, we can see that Freire’s approach corroborates the teacher’s actions when faced with the challenge faced by the student Mr. Bell, who acted in a way that did not care about studying and always treated the serious subjects that were taught in the classroom by the teacher as jokes. During this study, it was possible to see how much the teacher must be truly involved in the learning process of his students, believing that they are capable and investing what they can to facilitate this process. Only in this way can a teacher truly put his or her commitment to teaching into his or her actions. It is important to remember that a teacher is one of the main constructors of knowledge, and is a common factor in the lives of several students at the same time.
Palavras-chave: Paulo Freire
Filme
Clube do Imperador
Metodologia
Professor
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5550
Data do documento: 26-Jun-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marjorie Formatado final.pdf462,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.