Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lemes, Sandra Mara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602509040411726pt_BR
dc.creatorOliveira, Doanny Mariana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912802183784517pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T21:57:32Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-06-26T21:57:32Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5545-
dc.description.abstractThis final paper explores the presence and teaching of Chemistry in lower secondary education, particularly in the 9th grade. The research is based on a qualitative approach and a literature review, aiming to understand how Chemistry is addressed in textbooks, teaching practices, and teachers’ perceptions. The study shows that Chemistry teaching often relies on memorization of formulas and abstract concepts, with little contextualization, leading to student disengagement. The analysis of textbooks reveals an overload of content and a lack of connection to everyday life, as well as the difficulty students have in grasping more abstract concepts. The research also highlights challenges in Chemistry education, such as inadequate teacher training, limited time for in-depth content exploration, and the absence of investigative, hands-on activities. In this context, the study emphasizes the importance of pedagogical strategies that promote Scientific and Technological Literacy (STL), encouraging critical thinking and meaningful understanding of Chemistry. As a proposal for improvement, the paper advocates for the use of contextualized experimental classes using simple, low-cost materials, as a way to engage students and better connect theory and practice. Results from implemented experiences show that this approach enhances learning and increases students' interest in the subject.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa a presença e o ensino da Química no Ensino Fundamental II, com foco especial no 9º ano. A pesquisa tem como base uma abordagem qualitativa e uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender como a Química é abordada nos livros didáticos, nas práticas pedagógicas e nas percepções de professores. Observa-se que o ensino da Química frequentemente se limita à memorização de fórmulas e conceitos abstratos, sem a devida contextualização, o que gera desinteresse por parte dos alunos. A análise de livros didáticos revela excesso de conteúdos e pouca integração com o cotidiano, além da dificuldade de compreensão dos conceitos mais abstratos por parte dos estudantes. A pesquisa também aponta as adversidades enfrentadas no ensino da disciplina, como a formação inadequada dos professores, a falta de tempo para abordar os conteúdos com profundidade e a ausência de aulas práticas investigativas. Nesse cenário, destaca-se a importância de práticas pedagógicas que promovam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), incentivando o pensamento crítico e a compreensão da Química de forma mais significativa. Como proposta de melhoria, o trabalho defende o uso de aulas experimentais contextualizadas, com materiais simples, como forma de engajar os alunos e facilitar a conexão entre teoria e prática. Dados de experiências realizadas mostram que essa abordagem favorece o aprendizado e desperta maior interesse pela disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Doanny Mariana Pereira de Castro (doanny.mariana@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T20:57:26Z No. of bitstreams: 1 TC Doanny submissão pdf.pdf: 493730 bytes, checksum: 4f4e0fe60f00cdae102e689e70866a4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T21:57:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Doanny submissão pdf.pdf: 493730 bytes, checksum: 4f4e0fe60f00cdae102e689e70866a4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-26T21:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Doanny submissão pdf.pdf: 493730 bytes, checksum: 4f4e0fe60f00cdae102e689e70866a4d (MD5) Previous issue date: 2025-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectAulas Experimentaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE BÁSICA DE ENSINOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Doanny submissão pdf.pdf482,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.