Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5544
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marques, Ronaldo Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3773916219190572 | pt_BR |
dc.creator | França, Leonardo Alves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3362339746623555 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T21:52:47Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01 | - |
dc.date.available | 2025-06-26T21:52:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5544 | - |
dc.description.abstract | This study investigates how science education is addressed in the Political-Pedagogical Project (PPP) of a public school in Rio Verde (GO), Brazil, which offers Youth and Adult Education (EJA). This qualitative research adopts a descriptive and documentary approach, based on Bardin’s content analysis (2011), to understand how institutional documents incorporate national educational guidelines. The results highlight progress in contextualization and interdisciplinarity, but also reveal gaps in teacher training and in the effective implementation of active methodologies. It concludes that science education can foster the critical and civic development of EJA students when supported by pedagogical practices aligned with their realities. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga o tratamento dado ao ensino de Ciências no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Rio Verde (GO) que oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De natureza qualitativa, a pesquisa utiliza abordagem descritiva e documental, com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), e busca compreender como os documentos institucionais incorporam as diretrizes legais nacionais. Os resultados apontam avanços na contextualização e na interdisciplinaridade, mas também evidenciam lacunas na formação continuada dos docentes e na efetiva aplicação de metodologias ativas. Conclui-se que o ensino de Ciências pode contribuir para a formação crítica e cidadã dos estudantes da EJA, desde que respaldado por práticas pedagógicas alinhadas à realidade desse público. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Alves de França (leonardo.franca1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T19:49:07Z No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T21:52:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-26T21:52:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5) Previous issue date: 2025-06-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | Rio Verde | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC Leonardo final pdf.pdf | 438,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.