Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Ronaldo Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773916219190572pt_BR
dc.creatorFrança, Leonardo Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362339746623555pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T21:52:47Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-06-26T21:52:47Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5544-
dc.description.abstractThis study investigates how science education is addressed in the Political-Pedagogical Project (PPP) of a public school in Rio Verde (GO), Brazil, which offers Youth and Adult Education (EJA). This qualitative research adopts a descriptive and documentary approach, based on Bardin’s content analysis (2011), to understand how institutional documents incorporate national educational guidelines. The results highlight progress in contextualization and interdisciplinarity, but also reveal gaps in teacher training and in the effective implementation of active methodologies. It concludes that science education can foster the critical and civic development of EJA students when supported by pedagogical practices aligned with their realities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o tratamento dado ao ensino de Ciências no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Rio Verde (GO) que oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De natureza qualitativa, a pesquisa utiliza abordagem descritiva e documental, com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), e busca compreender como os documentos institucionais incorporam as diretrizes legais nacionais. Os resultados apontam avanços na contextualização e na interdisciplinaridade, mas também evidenciam lacunas na formação continuada dos docentes e na efetiva aplicação de metodologias ativas. Conclui-se que o ensino de Ciências pode contribuir para a formação crítica e cidadã dos estudantes da EJA, desde que respaldado por práticas pedagógicas alinhadas à realidade desse público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Alves de França (leonardo.franca1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T19:49:07Z No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-26T21:52:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-26T21:52:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Leonardo final pdf.pdf: 449373 bytes, checksum: d49ff7cc120a9dd5aab48507b037b3fe (MD5) Previous issue date: 2025-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectRio Verdept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Leonardo final pdf.pdf438,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.