Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDesidério, Vanessa-
dc.date.accessioned2025-06-23T22:05:21Z-
dc.date.available2025-06-23-
dc.date.available2025-06-23T22:05:21Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.isbn978-65-87469-83-6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5539-
dc.description.abstractn 2022, I discovered that my youngest daughter is autistic, which caused shock and concern because I always imagined that she would be completely independent and that over time the tantrums would end. However, the unknown aspect of this expectation was that at certain times these restlessness were crises caused by sensory processing disorders and that despite the strategies and therapeutic treatment, they could always return. As a result, I needed to retrace my steps to understand the reason for some of my daughter's behaviors that were considered inappropriate in order to avoid repeating them during her development. Leaving my comfort zone and leaving my field of expertise to discover how the atypical brain works was a necessity. In 2023, I joined forces with people willing to help others in the inclusion of autistic people and we created the project Conhecer para Acolher. Initially, we launched the short course (30 hours) to guide parents and educators on the basic principles that guide the inclusion of people with autism in schools.pt_BR
dc.description.resumoEm 2022 descobri que minha filha caçula é autista, o que gerou impacto e inquietação pois sempre imaginei que ela seria totalmente autônoma e que com o passar do tempo as birras acabariam, mas o desconhecido dessa expectativa era que em certos momentos tais inquietações eram crises motivadas por transtornos no processamento sensorial e que apesar das estratégias e tratamento terapêutico elas sempre poderiam voltar. Com isso, precisei refazer meus passos para entender o motivo de alguns comportamentos da minha filha tidos como inadequados a fim de evitar a repetição deles durante o desenvolvimento dela. Sair da zona de conforto e deixar a minha área de atuação para descobrir como o cérebro atípico funciona foi uma necessidade. Em 2023, juntei forças e pessoas dispostas a ajudar outros na inclusão de pessoas autistas e criamos o projeto Conhecer para Acolher. Inicialmente lançamos o curso de curta duração (30 horas) para orientar pais e educadores sobre os princípios básicos que norteiam a inclusão de pessoas com autismo nas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-23T16:28:42Z No. of bitstreams: 1 Livro_ Vanessa Desidério.pdf: 12442464 bytes, checksum: 2b23e132e6cb4e28d93b24de404be8e8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-23T22:04:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Livro_ Vanessa Desidério.pdf: 12442464 bytes, checksum: 2b23e132e6cb4e28d93b24de404be8e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T22:05:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livro_ Vanessa Desidério.pdf: 12442464 bytes, checksum: 2b23e132e6cb4e28d93b24de404be8e8 (MD5) Previous issue date: 2025-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofEditora IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectexperiências com crianças com espectropt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A FORMAÇÃO DOCENTE: SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DO PROJETO CONHECER PARA ACOLHERpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Obras Institucionais publicados pelo IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_ Vanessa Desidério.pdf12,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.