Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso Sobrinho, Carlos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560771222799262pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Cássia da Silva Castro-
dc.contributor.referee2Guimarães, Ítalo José Bastos-
dc.creatorSilva, Thiago Ferreira Furtado-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8903036946708858pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-04T19:00:28Z-
dc.date.available2025-06-04T19:00:28Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5473-
dc.description.abstractThe implementation of a fitness center presented strategic challenges from the initial phase, requiring efficient supervision and structured planning to ensure project credibility and customer acquisition. This experience report analyzes the key factors for the successful launch of the business, considering the adaptation of the business model, marketing strategies, team training, and overcoming bureaucratic obstacles. Based on the practical experience of the supervising manager and a literature review, the results indicate that effective management of these aspects is essential to optimize the process, meet deadlines, and establish the brand in the market. It is concluded that well-planned and supervised gyms can positively impact the community, promoting employability and a healthy lifestyle.pt_BR
dc.description.resumoA implementação de uma academia de musculação apresentou desafios estratégicos desde a fase inicial, exigindo uma supervisão eficiente e um planejamento estruturado para garantir a proteção do projeto e a captação de clientes. Este relato de experiência analisa os fatores determinantes para o sucesso da abertura do empreendimento, considerando a adaptação do modelo de negócio, estratégias de marketing, capacitação da equipe e superação de entraves burocráticos. Com base na experiência prática do supervisor responsável e na revisão da literatura, os resultados indicam que a gestão eficaz desses aspectos é essencial para melhorar o processo, cumprir prazos e consolidar a marca no mercado. Conclui-se que academias bem planejadas e supervisionadas podem gerar resultados positivos na comunidade, promovendo empregabilidade e um estilo de vida saudável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Ferreira Furtado da Silva (thiago.furtado@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-04T12:55:21Z No. of bitstreams: 2 TC_Implementação_Academia_Corrigido.pdf: 397707 bytes, checksum: 11eb8ecb98237738f2c62e89df0ff531 (MD5) Declaração de Correção - Thiago Furtado.pdf: 218725 bytes, checksum: 5b4027753eb5acf784e4c29a9e608c58 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-04T19:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_Implementação_Academia_Corrigido.pdf: 397707 bytes, checksum: 11eb8ecb98237738f2c62e89df0ff531 (MD5) Declaração de Correção - Thiago Furtado.pdf: 218725 bytes, checksum: 5b4027753eb5acf784e4c29a9e608c58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-04T19:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_Implementação_Academia_Corrigido.pdf: 397707 bytes, checksum: 11eb8ecb98237738f2c62e89df0ff531 (MD5) Declaração de Correção - Thiago Furtado.pdf: 218725 bytes, checksum: 5b4027753eb5acf784e4c29a9e608c58 (MD5) Previous issue date: 2025-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesACAD BRASIL. O fitness na economia mundial. ACAD, 2022. AGUIAR, L. G. et al. Contribuições da Teoria da Economia dos Custos de Transação e Redes Sociais à análise do setor citrícola brasileiro. Revista de Negócios, v. 27, p. 22–40, 2023. ANDERSON, J.; PÉREZ, M. Artificial intelligence and academic writing: enhancing research productivity and text quality. Journal of Educational Technology, v. 40, n. 2, p. 134-150, 2023. CHEN, X.; WU, X.; WANG, X. Organizational Ecology Theory: Review Past for Directing the Future Development. Research Square, 27 mar. 2023. BAUM, W. C. The project cycle. Finance and Development, v. 7, n. 2, p. 2–13, 1970. BEHRENS, J. T. et al. Evidence-centered design for learning and assessment in the digital world. Technology-Based Assessments for 21st Century Skills, 2012. BRINKERHOFF, D. W. Institutional development in World Bank projects: analytical approaches and intervention designs. Public Administration and Development, v. 14, n. 2, p. 135–151, 1994. GORETZKO, D.; SIEMUND, K.; STERNER, P. Evaluating Model Fit of Measurement Models in Confirmatory Factor Analysis. Educational and Psychological Measurement, v. 84, n. 1, p. 001316442311638, 2 abr. 2023. CHAUVER, L. et al. Supervision and project performance: a principal-agent approach. Mimeo, 2007. CHAUVET, L. et al. What explains aid project success in post-conflict situations? The World Bank, 2010. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014. DENIZER, C. et al. Good countries or good projects? Macro and micro correlates of World Bank project performance. Research Working Paper, n. 5646, p. 36, 2016. DENIZER, C.; KAUFMANN, D.; KRAAY, A. Good countries or good projects? Macro and micro correlates of World Bank project performance. The World Bank Policy Research Working Paper, 2011. DENIZER, C.; GÖRG, H.; UNAL, B. Supervision and implementation in large-scale projects: institutional and structural barriers. Journal of Development Economics, v. 119, p. 183-197, 2016. DIALLO, A.; THUILLIER, D. The success of international development projects, trust and communication: an African perspective. International Journal of Project Management, v. 23, p. 237-252, 2005. MUSTOIP, S. et al. Promoting Equity and Excellence in Elementary Education: A Global Approach to School Management and Leadership. International Journal of Bunga Bangsa Cirebon, v. 2, p. 210-217, 2023. FRANQUIA de academia: conheça as melhores do setor. Central do Varejo, 2024. GROLLMUS, R.; TARRÉS, C. Experiência y narración: el relato en la construcción de conocimiento. Revista de Investigación en Psicología, v. 18, n. 2, p. 22-28, 2015. GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GRÖNROOS, C. Service management and marketing: customer management in service competition. Chichester: John Wiley & Sons, 2007. HU, F.; HAO, Q.; BAO, K. A survey on software-defined network and OpenFlow: from concept to implementation. IEEE Communications Surveys & Tutorials, v. 16, p. 2181-2206, 2014. HU, W.; CHEN, Y.; WANG, L. Technology and infrastructure requirements for modern education networks. Computers & Education, v. 73, p. 1-15, 2014. IKA, L. Opening the black box of project management: does World Bank project supervision influence project impact? International Journal of Project Management, v. 33, p. 1111-1123, 2015. IKA, L. A. Project success as a topic in project management journals. Project Management Journal, v. 46, n. 3, p. 6-19, 2015. KILBY, C. Supervision and performance: the case of World Bank projects. Journal of Development Economics, v. 62, p. 233-259, 2000. KILBY, P. Supervision and entrepreneurship in developing countries. Economic Development and Cultural Change, v. 12, n. 3, p. 517-534, 2000. KOTLER, P. Kotler on marketing: how to create, win, and dominate markets. Free Press, 2012. KOTLER, P. Ten deadly marketing sins: signs and solutions. Hoboken: Wiley, 2004. LOPES, F. O. O relato de experiência como metodologia de pesquisa na educação. Educação & Realidade, v. 41, n. 3, p. 52-60, 2016. MARTINS, A. S. R. et al. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do conhecimento em EAD: relato de experiência. Revista Paidéia - Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 21, 2020. MARTINS, D. G. et al. Hegemonia dos estrangeirismos na nomenclatura atribuída aos equipamentos de musculação. VIII Seminário de Pesquisas e TCC da FUG, 2014. MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. Pearson Prentice Hall, 2011. MEDEIROS, C. R. S. et al. A implementação do programa de saúde específico para a população em situação de rua - Consultório na rua: barreiras e facilitadores. Saúde e Sociedade, v. 27, n. 3, p. 754–768, 2018. MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Bookman, 2006. NISA, K. et al. Increasing teacher professionalism through digital academic supervision. Journal of Infrastructure, Policy and Development, 2024. NISA, S.; ALAM, M.; RAHMAN, M. Continuous teacher training as a key element in institutional success. Journal of Educational Change, v. 25, p. 1-17, 2024. PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, p. e02412023, 8 jan. 2024. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale, 2013. RINCON, A. A. et al. Análise da qualidade no serviço prestado em uma unidade da Rede de Academias Alta Energia: aplicação do método DMAIC. IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2014. RONCHI, B. Maiores redes de academias do Brasil: ranking com as mais famosas. Next Fit, 2023. SCHMITT, B. H.; GEDANKE, S. Marketing experimental: sua empresa e suas marcas conquistando o sentir e o pensar, o agir e o identificar-se dos clientes. Nobel, 2002. SMITH, R.; BROWN, L. The role of AI in literature reviews: a systematic approach to enhancing academic research. International Journal of Research Methods, v. 15, n. 3, p. 210-225, 2022. SOUZA, A. T. K.; SANTOS, F. DE A. Orçamento empresarial e planejamento estratégico como ferramentas de gestão para micro e pequenas empresas. Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, v. 9, n. 2, p. 65–84, 11 set. 2024. TOSCANO, J. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista Brasileira Ciência e Movimento, p. 1-3, 1 jan. 2001. VALENTE, T. W. et al. Social network analysis for program implementation. PLoS ONE, v. 10, 2015. VALENTE, T. W.; PUMPUANG, P. Identifying opinion leaders to promote behavior change. Health Education & Behavior, v. 34, p. 881–896, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.subjectSupervisãopt_BR
dc.subjectTreinopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectExecuçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: A SUPERVISÃO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thiago Ferreira Furtado da Silva.pdfTCC388,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração de Correção - Thiago Furtado.pdfDeclaração de Correção213,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.