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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Cleber Cezar da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785390145821148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aline Sueli de Lima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9179710253427937 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Issa, Silvia Aparecida Caixeta | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2594855396838175 | pt_BR |
dc.creator | Carneiro, Aline de Fátima Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8948248260776090 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T11:15:45Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19 | - |
dc.date.available | 2025-05-20T11:15:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5448 | - |
dc.description.abstract | This research investigated how the integration of unplugged activities can contribute to the cognitive development of children in early childhood education, with a focus on computational thinking. The study's general objective was to investigate the integration of unplugged activities in the cognitive development of children in early childhood education, with an emphasis on the development of computational thinking. The specific objectives included mapping normative documents related to early childhood education, identifying the challenges faced by teachers, proposing solutions for the implementation of computational thinking, and developing a pedagogical e-book containing external unplugged activities for this audience. Using a qualitative approach, the study was conducted through a literature review and field research in a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in the city of Caldas Novas, Goiás. The results indicated that, although there are solid normative guidelines for the integral development of children, there are still gaps regarding the inclusion of computational thinking by teachers. The investigation also revealed that teachers face challenges related to training, time, and resources. Unplugged activities have proven to be an effective approach, promoting children's engagement and contributing to the development of cognitive skills in a playful and meaningful way. The educational e-book to be developed will present theoretical foundations and practical proposals, offering a valuable resource for educators. In this way, the research achieved its objectives and contributed to the strengthening of computational thinking in early childhood education, pointing out paths for future research. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou como a integração de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil, com foco no pensamento computacional. O estudo teve como objetivo geral investigar a integração de atividades desplugadas no desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil, com ênfase no desenvolvimento do pensamento computacional. Os objetivos específicos incluíram o mapeamento de documentos normativos relacionados à educação infantil, a identificação dos desafios enfrentados pelos professores, a proposição de soluções para a implementação do pensamento computacional e a elaboração de um e-book pedagógico contendo atividades desplugadas externas para esse público. Com uma abordagem qualitativa, o estudo foi conduzido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Caldas Novas, Goiás. Os resultados indicaram que, embora existam diretrizes normativas sólidas para o desenvolvimento integral da criança, ainda há lacunas no que se refere à inclusão do pensamento computacional por parte dos professores. A investigação também revelou que os professores enfrentam desafios relacionados à formação, tempo e recursos. As atividades desplugadas demonstram ser uma abordagem eficaz, promovendo o engajamento das crianças e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de forma lúdica e significativa. O e-book pedagógico desenvolvido apresenta fundamentos teóricos e propostas práticas, oferecendo um recurso valioso para educadores. Dessa forma, a pesquisa alcançou seus objetivos e contribuiu para o fortalecimento do pensamento computacional na educação infantil, apontando caminhos para futuras investigações. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aline de Fátima Ferreira Carneiro (aline.fatima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-19T20:11:01Z No. of bitstreams: 2 dissertação_ Aline de Fátima Ferreira Carneiro.pdf: 2040652 bytes, checksum: 9b892d2513d7ab1761df31555f6531f6 (MD5) PE_ Aline de Fátima Ferreira Carneiro.pdf: 11512018 bytes, checksum: 1982ea8df7516a683902644d32c7f44f (MD5) | en |
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dc.description.sponsorship | Capes/CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Atividades desplugadas | pt_BR |
dc.subject | Unplugged activities | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM UM CMEI DE CALDAS NOVAS – GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
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