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dc.contributor.advisor1Silva, Cleber Cezar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee2Issa, Silvia Aparecida Caixeta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594855396838175pt_BR
dc.creatorCarneiro, Aline de Fátima Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948248260776090pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T11:15:45Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-20T11:15:45Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5448-
dc.description.abstractThis research investigated how the integration of unplugged activities can contribute to the cognitive development of children in early childhood education, with a focus on computational thinking. The study's general objective was to investigate the integration of unplugged activities in the cognitive development of children in early childhood education, with an emphasis on the development of computational thinking. The specific objectives included mapping normative documents related to early childhood education, identifying the challenges faced by teachers, proposing solutions for the implementation of computational thinking, and developing a pedagogical e-book containing external unplugged activities for this audience. Using a qualitative approach, the study was conducted through a literature review and field research in a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in the city of Caldas Novas, Goiás. The results indicated that, although there are solid normative guidelines for the integral development of children, there are still gaps regarding the inclusion of computational thinking by teachers. The investigation also revealed that teachers face challenges related to training, time, and resources. Unplugged activities have proven to be an effective approach, promoting children's engagement and contributing to the development of cognitive skills in a playful and meaningful way. The educational e-book to be developed will present theoretical foundations and practical proposals, offering a valuable resource for educators. In this way, the research achieved its objectives and contributed to the strengthening of computational thinking in early childhood education, pointing out paths for future research.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou como a integração de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil, com foco no pensamento computacional. O estudo teve como objetivo geral investigar a integração de atividades desplugadas no desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil, com ênfase no desenvolvimento do pensamento computacional. Os objetivos específicos incluíram o mapeamento de documentos normativos relacionados à educação infantil, a identificação dos desafios enfrentados pelos professores, a proposição de soluções para a implementação do pensamento computacional e a elaboração de um e-book pedagógico contendo atividades desplugadas externas para esse público. Com uma abordagem qualitativa, o estudo foi conduzido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Caldas Novas, Goiás. Os resultados indicaram que, embora existam diretrizes normativas sólidas para o desenvolvimento integral da criança, ainda há lacunas no que se refere à inclusão do pensamento computacional por parte dos professores. A investigação também revelou que os professores enfrentam desafios relacionados à formação, tempo e recursos. As atividades desplugadas demonstram ser uma abordagem eficaz, promovendo o engajamento das crianças e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de forma lúdica e significativa. O e-book pedagógico desenvolvido apresenta fundamentos teóricos e propostas práticas, oferecendo um recurso valioso para educadores. Dessa forma, a pesquisa alcançou seus objetivos e contribuiu para o fortalecimento do pensamento computacional na educação infantil, apontando caminhos para futuras investigações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline de Fátima Ferreira Carneiro (aline.fatima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-19T20:11:01Z No. of bitstreams: 2 dissertação_ Aline de Fátima Ferreira Carneiro.pdf: 2040652 bytes, checksum: 9b892d2513d7ab1761df31555f6531f6 (MD5) PE_ Aline de Fátima Ferreira Carneiro.pdf: 11512018 bytes, checksum: 1982ea8df7516a683902644d32c7f44f (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectAtividades desplugadaspt_BR
dc.subjectUnplugged activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM UM CMEI DE CALDAS NOVAS – GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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