Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Felipe de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707170885852046pt_BR
dc.creatorSilva, Luiz Marcelo Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490871252949334pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T22:34:16Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-02T22:34:16Z-
dc.date.issued2025-04-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5336-
dc.description.abstractThis work describes an applied study in the teaching of Electrochemistry, focusing on the use of active methodologies and practical experimentation to promote more meaningful learning. In the introduction, the importance of addressing concepts such as redox reactions, batteries, and corrosion processes in a contextualized manner is discussed, aiming to engage students and make them aware of the constant presence of this area of Chemistry in everyday situations. Furthermore, the relevance of including environmental issues, such as the responsible disposal of electrochemical materials, is highlighted as a means of fostering critical awareness. The main objective of the study was to verify whether activities based on experimental projects and thematic debates could intensify student motivation and comprehension of electrochemical processes. To achieve this, the methodology consisted of developing a teaching project called “Eletron-Volts,” applied in a High School class over one semester. The stages included: (1) presenting and contextualizing the topic, (2) theoretical study of fundamentals, (3) construction of electrochemical cells using alternative materials, (4) investigations into electrolysis and corrosion, (5) systematization of results in written reports, and (6) scientific dissemination through fairs and social media. Data collection involved participant observation, questionnaires, and interviews, as well as photographic records and the analysis of reports. The results revealed increased student engagement in problem-solving and in carrying out experiments, which contributed to a better understanding of concepts such as potential difference, oxidation-reduction processes, and factors influencing corrosion. The focus on environmental issues enabled discussions about conscious consumption and sustainable practices, establishing Electrochemistry as a basis for socio-environmental reflection. Final reports demonstrated a qualitative leap in understanding the phenomena studied, while also indicating the development of collaborative and communicative skills. In conclusion, the project showed that the articulation between theory, practice, and environmental awareness strengthens the learning of Electrochemistry, making it more meaningful and connected to students’ reality. Thus, active methodologies combined with experimentation and critical reflection enhance student agency and encourage responsible attitudes regarding the use of science in society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve um estudo aplicado no ensino de Eletroquímica, cujo foco recaiu sobre o uso de metodologias ativas e experimentação prática para promover uma aprendizagem mais significativa. Na introdução, discute-se a importância de abordar conceitos como oxirredução, pilhas, baterias e processos de corrosão de maneira contextualizada, a fim de engajar os alunos e fazê-los perceber a presença constante dessa área da Química em situações cotidianas. Além disso, destaca-se a relevância de envolver questões ambientais, como o descarte responsável de materiais eletroquímicos, para formar uma consciência crítica. O objetivo principal do estudo foi verificar se atividades pautadas em projetos experimentais e debates temáticos poderiam intensificar a motivação discente e a compreensão dos processos eletroquímicos. Para tanto, a metodologia adotada compreendeu a elaboração de um projeto de ensino batizado de “Eletron-Volts”, aplicado em uma turma do Ensino Médio, ao longo de um semestre. As etapas incluíram: (1) apresentação e contextualização do tema, (2) estudo teórico de fundamentos, (3) construção de pilhas com materiais alternativos, (4) investigações sobre eletrólise e corrosão, (5) sistematização dos resultados em relatórios e (6) divulgação científica por meio de feiras e redes sociais. A coleta de dados envolveu observação participativa, questionários e entrevistas, bem como registros fotográficos e análises de relatórios. Nos resultados, constatou-se maior engajamento dos alunos na resolução de problemas e na execução dos experimentos, o que contribuiu para uma melhor assimilação de conceitos, incluindo diferença de potencial, processos de oxidação e redução e fatores que influenciam a corrosão. A interação com o tema ambiental possibilitou discussões sobre consumo consciente e práticas sustentáveis, tornando a Eletroquímica um eixo para reflexões socioambientais. Relatórios finais demonstraram um salto qualitativo no entendimento dos fenômenos estudados, além de indicarem o desenvolvimento de habilidades colaborativas e comunicativas. Em conclusão, o projeto evidenciou que a articulação entre teoria, prática e consciencialização ambiental reforça o aprendizado de Eletroquímica, tornando-o mais significativo e conectado à realidade dos estudantes. Assim, o ensino por projetos associadas à experimentação e à reflexão crítica potencializam o protagonismo discente e incentivam atitudes responsáveis quanto ao uso da ciência na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Marcelo Sousa Silva (luiz.marcelo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-02T17:08:03Z No. of bitstreams: 1 EXPLORANDO_A_ELETROQUÍMICA; Uma Abordagem de Ensino por Projetos para Aprendizagem Ativa e Significativa.pdf: 1292892 bytes, checksum: c94617226f797b329458e1ed39a1a171 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-02T22:31:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EXPLORANDO_A_ELETROQUÍMICA; Uma Abordagem de Ensino por Projetos para Aprendizagem Ativa e Significativa.pdf: 1292892 bytes, checksum: c94617226f797b329458e1ed39a1a171 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T22:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EXPLORANDO_A_ELETROQUÍMICA; Uma Abordagem de Ensino por Projetos para Aprendizagem Ativa e Significativa.pdf: 1292892 bytes, checksum: c94617226f797b329458e1ed39a1a171 (MD5) Previous issue date: 2025-04-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICApt_BR
dc.titleEXPLORANDO A ELETROQUÍMICA: UMA ABORDAGEM DE ENSINO POR PROJETOS PARA APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luiz Marcelo Sousa Silva.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.