Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos Filho, Sebastião Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676132636864862pt_BR
dc.creatorArcanjo, Raniel Henrique de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0453809458760232pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-13T20:29:50Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-03-13T20:29:50Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5208-
dc.description.abstractThis paper aims to present the interdisciplinary potential of music in the teaching of science and biology in the context of basic public education. The methodology is of a bibliographical reference nature and analyzed publications that present pedagogical practices that unite the disciplines of Biological Sciences and Music. In the analysis of the works identified in the review, it was concluded that the use of music in the teaching of sciences can contribute to learning and awaken the interest of students in scientific knowledge, valuing critical thinking, autonomy and social interactions, since music is also a means of approximation and entertainment in the social context.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade apresentar o potencial interdisciplinar da música no ensino de ciências e biologia no âmbito da educação pública básica. A metodologia é de cunho referencial bibliográfico e analisou publicações que apresentam práticas pedagógicas que unem as disciplinas de Ciências Biológicas e Música. Na análise dos trabalhos identificados na revisão, concluiu-se que o uso da música no ensino de ciências, pode contribuir para a aprendizagem e despertou o interesse dos alunos para o conhecimento científico, valorizando a criticidade, a autonomia e as interações sociais, visto que a música é também um meio de aproximação e divertimento no contexto social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raniel Henrique de Souza Arcanjo (raniel.arcanjo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-13T15:35:26Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-13T20:29:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T20:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5) Previous issue date: 2025-02-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcanções, práticas pedagógicas, ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAFINANDO A APRENDIZAGEM: O POTENCIAL DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.