Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos Filho, Sebastião Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8676132636864862 | pt_BR |
dc.creator | Arcanjo, Raniel Henrique de Souza | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0453809458760232 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T20:29:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14 | - |
dc.date.available | 2025-03-13T20:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5208 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present the interdisciplinary potential of music in the teaching of science and biology in the context of basic public education. The methodology is of a bibliographical reference nature and analyzed publications that present pedagogical practices that unite the disciplines of Biological Sciences and Music. In the analysis of the works identified in the review, it was concluded that the use of music in the teaching of sciences can contribute to learning and awaken the interest of students in scientific knowledge, valuing critical thinking, autonomy and social interactions, since music is also a means of approximation and entertainment in the social context. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade apresentar o potencial interdisciplinar da música no ensino de ciências e biologia no âmbito da educação pública básica. A metodologia é de cunho referencial bibliográfico e analisou publicações que apresentam práticas pedagógicas que unem as disciplinas de Ciências Biológicas e Música. Na análise dos trabalhos identificados na revisão, concluiu-se que o uso da música no ensino de ciências, pode contribuir para a aprendizagem e despertou o interesse dos alunos para o conhecimento científico, valorizando a criticidade, a autonomia e as interações sociais, visto que a música é também um meio de aproximação e divertimento no contexto social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raniel Henrique de Souza Arcanjo (raniel.arcanjo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-13T15:35:26Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-13T20:29:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-13T20:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf: 1092301 bytes, checksum: f07a21523531e433cb39b148a9f10341 (MD5) Previous issue date: 2025-02-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | canções, práticas pedagógicas, ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | AFINANDO A APRENDIZAGEM: O POTENCIAL DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Raniel Arcanjo.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.