Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Althiéris S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6482605400949748pt_BR
dc.contributor.referee1SIilva, Átila R.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253843645405726pt_BR
dc.contributor.referee2R. Júnior, João-
dc.creatorCaldas, Vitória M.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4581021225262064pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T15:21:11Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-02-24T15:21:11Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5150-
dc.description.abstractThe extension project "Cultivating Sustainable Futures: More Agro, Less Toxic - Student Edition" aimed to educate students from municipal schools in Campos Belos - GO about the impacts of pesticides on biodiversity, promoting the conservation of agroecosystems and introducing the use of bioinputs as a sustainable alternative in agriculture. The project methodology was divided into two main stages: lectures and visits to the biofactory (Bioinput Technology Transfer Unit - UTT of the Campos Belos Campus of IF Goiano). The lectures, given to 9th grade students in five municipal schools, addressed topics such as the use and toxicity of pesticides, Brazilian legislation, the black market, the impacts on ecosystems and human health, and appropriate methods of disposal of packaging and waste. In addition, the principles of agroecology and alternative methods of sustainable management were presented, with a focus on promoting the use of bioinputs in agriculture. During the lectures, students participated in a dynamic activity on the correct use of Personal Protective Equipment (PPE) and provided feedback through forms, and the technical visit to the UTT at IF Goiano - Campos Belos Campus provided a practical view on the production and application of bioinputs. The results showed that the project had a significant impact on the training of students and extension agents involved. Data collected indicated that 50% of students did not know what pesticides were before the lectures, 57.6% were unaware of the damage to human health, and 54.5% were unaware of the environmental impacts. In addition, 78.8% of students did not know the importance of bioinputs before the lectures. After the lectures, 100% of students said they had a better understanding of the challenges and solutions related to the use of pesticides and agreed on the importance of continuing to learn about these issues. The participation of extension workers in the project allowed them to deepen their knowledge about the impacts of pesticides and the importance of bioinputs, contributing to the construction of ecological awareness. The project also played a fundamental role in awakening ecological awareness among students, promoting sustainable agricultural practices and the preservation of agroecosystems. The continuity of initiatives like this is essential to foster more sustainable and healthy agricultural production for future generations, empowering young people to become active agents in the conservation of natural resources.pt_BR
dc.description.resumoO projeto de ação extensionista "Cultivando Futuros Sustentáveis: Mais Agro, Menos Tóxico - Edição Estudantes" visou educar alunos das escolas municipais de Campos Belos - GO sobre os impactos dos agrotóxicos na biodiversidade, promovendo a conservação dos agroecossistemas e introduzindo o uso de bioinsumos como alternativa sustentável na agricultura. A metodologia do projeto foi dividida em duas etapas principais: palestras e visitas à biofábrica (Unidade de Transferência de Tecnologia em Bioinsumos - UTT do Campus Campos Belos do IF Goiano). As palestras, ministradas para alunos do 9º ano do ensino fundamental em cinco escolas municipais, abordaram temas como o uso e a toxicidade dos agrotóxicos, a legislação brasileira, o mercado clandestino, os impactos nos ecossistemas e na saúde humana, e métodos adequados de descarte de embalagens e resíduos. Além disso, foram apresentados os princípios da agroecologia e métodos alternativos de manejo sustentável, com enfoque na promoção do uso de bioinsumos na agropecuária. Durante as palestras, os alunos participaram de uma dinâmica sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e forneceram feedback por meio de formulários, e a visita técnica à UTT no IF Goiano - Campus Campos Belos proporcionou uma visão prática sobre a produção e aplicação de bioinsumos. Os resultados mostraram que o projeto teve um impacto significativo na formação dos alunos e dos extensionistas envolvidos. Dados coletados indicaram que 50% dos alunos não sabiam o que eram agrotóxicos antes das palestras, 57,6% desconheciam os danos à saúde humana e 54,5% não tinham conhecimento dos impactos ambientais. Além disso, 78,8% dos alunos não conheciam a importância dos bioinsumos antes das palestras. Após as palestras, 100% dos alunos afirmaram ter uma melhor compreensão dos desafios e soluções relacionadas ao uso de agrotóxicos e concordaram com a importância de continuar aprendendo sobre essas questões. A participação dos extensionistas no projeto permitiu o aprofundamento de seus conhecimentos sobre os impactos dos agrotóxicos e a importância dos bioinsumos, contribuindo para a construção de uma consciência ecológica. O projeto também desempenhou um papel fundamental no despertar da consciência ecológica entre os alunos, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e a preservação dos agroecossistemas. A continuidade de iniciativas como esta é essencial para fomentar uma produção agropecuária mais sustentável e saudável para as futuras gerações, capacitando os jovens a se tornarem agentes ativos na conservação dos recursos naturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vitória Moreira de Caldas (vitoria.caldas@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-02-23T11:51:07Z No. of bitstreams: 1 TCC.VitoriaMoreiraDeCaldas.pdf: 4296719 bytes, checksum: 600720389ac9d29127cc500f751905b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-24T15:19:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.VitoriaMoreiraDeCaldas.pdf: 4296719 bytes, checksum: 600720389ac9d29127cc500f751905b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T15:21:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.VitoriaMoreiraDeCaldas.pdf: 4296719 bytes, checksum: 600720389ac9d29127cc500f751905b0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBioinputspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidade agrícolapt_BR
dc.subjectTecnologia verdept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIApt_BR
dc.titleUSO DE BIOINSUMOS COMO ALTERNATIVA AOS AGROTÓXICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.title.alternativeUSE OF BIOINPUTS AS AN ALTERNATIVE TO PESTICIDES: AN EXPERIENCE REPORTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Vitoria Moreira de Caldas.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: VITÓRIA MOREIRA DE CALDAS4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.