Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Belisário, Celso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895640412872390pt_BR
dc.creatorFerreira, Juliana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827264983745352pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T11:17:54Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-01-07T11:17:54Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5030-
dc.description.abstractExperimentation in the teaching of chemistry is an area that is rarely explored in schools across the country. It can be said that a large part of students’ lack of interest in the subject is precisely due to the lack of connection between theoretical content and practical application. This discipline mainly deals with interactions that are invisible to the eye, making learning difficult without a practical approach to experimentation. Practical lessons with experimentation fit within the context of active methodologies, which are teaching strategies aimed at giving students a leading role in learning through instructional activities, where the student builds their own knowledge. Thus, the present text highlights the process of teacher training through the lens of practical teaching, addressing the effectiveness and applicability of active methodologies in chemistry education. It emphasizes the effectiveness of the methodology from the perspective of the teacher in training and the student in the learning process. The objective is to elucidate the importance and effectiveness of using active methodologies for teaching chemistry in high school, focusing on the experiences lived and observed during the mandatory teaching internship for student teachers. This study addresses the experiences lived through the execution of Pedagogical Action Projects (PAP) within the context of the New High School, using qualitative research methods. Observation and field journals were used as data collection instruments and procedures. It was concluded that classroom experience, especially within the framework of the New High School curriculum, is an excellent experience for teachers in training, adding significant knowledge and providing great insights for the future teacher. It is a space where the student teacher’s creativity flourishes, where they learn to observe their students and understand how the students find joy in learning.pt_BR
dc.description.resumoA experimentação no ensino de Química é uma vertente pouco explorada nas escolas do país, pode-se dizer que grande parte da falta de interesse de alunos com a disciplina é justamente pela falta de assimilação do conteúdo teórico com o prático. Tal disciplina aborda em sua maioria interações invisíveis aos olhos, portanto, dificultando a aprendizagem sem uma abordagem prática de experimentação. Aulas práticas com experimentação se encaixam no contexto de metodologias ativas, que são estratégias de ensino que visam o protagonismo dos alunos na aprendizagem por meio de um ensino com atividades instrucionais, sendo práticas onde o aluno constrói a sua aprendizagem. Dessa forma, o presente texto sinaliza o processo de formação docente pelo viés do ensino prático, abordando a eficácia e aplicabilidade de metodologias ativas no ensino em Química. Salientando a eficácia da metodologia na perspectiva do professor em formação e na do aluno em processo de aprendizagem. Tem como objetivo elucidar a importância e a eficácia da utilização de metodologias ativas para o ensino de Química no ensino médio, focalizando as experiências vivenciadas e observadas no estágio obrigatório de docentes em formação. O presente estudo aborda experiências vivenciadas na execução dos Projetos de Ação Pedagógica (PAP) trabalhados no Novo Ensino Médio com caráter de pesquisa qualitativa, como instrumentos e procedimentos de recolha de dados foram utilizadas a observação e o diário de campo. Pôde-se concluir que a vivência em sala de aula, em especial, no itinerário do Novo Ensino Médio, para professores em formação é uma excelente experiência, agrega muito conhecimento e traz uma ampla visão para o professor em formação. É um espaço em que a criatividade do educando se aflora, é onde ele aprende a observar seu aluno e entende como o mesmo tem prazer em aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Balbina Gomes Ferreira (juliana.balbina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-07T00:21:58Z No. of bitstreams: 1 TC - Juliana Ferreira-pdf.pdf: 544107 bytes, checksum: 53c74bcbbd9716d98a758ba9a5dbab19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-07T11:08:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC - Juliana Ferreira-pdf.pdf: 544107 bytes, checksum: 53c74bcbbd9716d98a758ba9a5dbab19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-07T11:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC - Juliana Ferreira-pdf.pdf: 544107 bytes, checksum: 53c74bcbbd9716d98a758ba9a5dbab19 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: FORMAÇÃO ACADÊMICA PELO VIÉS DO ENSINO PRÁTICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC - Juliana Ferreira-pdf.pdf531,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.