Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Isaac | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7642111963400611 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Igor | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Roitier | - |
dc.creator | Lopes, Láyza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420917152320479 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T12:35:03Z | - |
dc.date.available | 2024-12-20 | - |
dc.date.available | 2025-01-06T12:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5028 | - |
dc.description.abstract | This study presents a detailed analysis of popular apps such as Instagram, Enjoei, Duolingo, and Netflix, aiming to extract key insights to enhance the user interface (UI) design and user experience (UX) of the StoryStock app. Focusing on the front-end development still in its implementation phase, comparative and heuristic analysis methods will be applied to examine smart design practices and identify emerging trends. The methodology includes a literature review of UI/UX principles, data collection through direct observation, and analysis of evaluator feedback. It is expected that these implications will lead to a deeper understanding of user expectations from the software, enabling significant improvements in StoryStock's UI/UX to ensure users have an intuitive, streamlined, and satisfying experience within the app, meeting current market demands. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo em questão apresenta uma análise detalhada de aplicativos populares como Instagram, Enjoei, Duolingo e Netflix, com o objetivo de extrair percepções fundamentais para melhorar o design da interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) no aplicativo StoryStock. Focando no desenvolvimento do front-end que se encontra ainda em fase de implementação, serão aplicados métodos de análise comparativa e heurística para examinar práticas de design inteligentes e verificar as tendências em desenvolvimento. A metodologia engloba revisão bibliográfica dos princípios de UI/UX, coleta de dados por meio de observação direta e análise de feedback de avaliadores. É esperado que as implicações provoquem um entendimento mais detalhado das expectativas do que o usuário almeja do software, capacitando para melhorias bem consideráveis na UI/UX do StoryStock para certificar que o usuário tenha uma experiência intuitiva, simplificada e satisfatória dentro do aplicativo. Cumprido os requisitos para que o software seja alinhado às exigências do mercado atual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Láyza Ferreira Lopes (layza.lopes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-21T01:13:45Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso Sistemas de Informação.pdf: 1141494 bytes, checksum: cf9cd2c265d90e057a3dca8f8bf188b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LÁYZA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, disponível aqui ou acesse o arquivo anexo a esta mensagem. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar um arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação, contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar a assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos", e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas assistindo a este tutorial, disponível aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-12-31T02:30:15Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Láyza Ferreira Lopes (layza.lopes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-02T12:35:26Z No. of bitstreams: 1 tcc_layza.pdf: 1567650 bytes, checksum: fb4470146e9b4661da59bcf0cc428db1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LÁYZA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não está devidamente assinado nem pela autora e pelo orientador. O Termo devidamente assinado (assinatura eletrônica ou de próprio punho) é obrigatória, pois valida a autorização da nas submissões realizadas no Repositório. Caso o TCAE não esteja devidamente assinado, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, visando adequações necessárias. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial "Como submeter o trabalho no RIIF Goiano", disponível aqui: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar a assinatura de próprio punho do(a) Professor(a) orientador(a) o, você solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos", e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas assistindo a este tutorial, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l8h2mNilaMA Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-01-03T14:39:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Láyza Ferreira Lopes (layza.lopes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-06T11:23:51Z No. of bitstreams: 1 tcc_layza.pdf: 1502413 bytes, checksum: 6462820d516090b0a8fa4cda68d46eb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-06T12:07:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_layza.pdf: 1502413 bytes, checksum: 6462820d516090b0a8fa4cda68d46eb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-06T12:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_layza.pdf: 1502413 bytes, checksum: 6462820d516090b0a8fa4cda68d46eb3 (MD5) Previous issue date: 2024-12-13 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Fellip Agner Trindade. Leituras em rede, autores conectados: o autor na globalização e na era digital. CES Revista, Juiz de Fora, v. 32, n. 1, p. 133, jan./jun. 2018. ISSN 1983-162X. 21 mai. 2018. Apriorit. A importância da acessibilidade e inclusão no design de UI/UX. Apriorit, 29 jun. de 2023. Disponível em: https://www.apriorit.com/dev-blog/design-accessibility-in-ui-ux . Acesso em: 4 jul. de 2024. AWARI. Instagram UI UX: Avaliando Interface e Experiência no Instagram. Guia de Carreira, 9 jun. 2023. Disponível em: https://awari.com.br/instagram-ui-ux-avaliando-interface-e-experiencia-no-instagram/. Acesso em: 16 dez. 2024. CH34 Creative. (2022). 7 Leis de UX que o Netflix segue. Disponível em: https://www.ch34creative.com.br. Acesso em: 16 dez. 2024. Cogify. Design Inclusivo: O Papel da Acessibilidade na UX/UI. Cogify, 2023. Disponível em: https://cogify.io/insights/inclusive-design-the-role-of-accessibility-in-ux-ui. Acesso em: 4 jul. de 2024. Corrêa, F. H.; Pinto, G. S. Desafios no Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e os Frameworks Multiplataformas. Publicado em: 18 dez. de 2022. Interface Tecnológica. Faculdade de Tecnologia (Fatec) – Taquaritinga – SP – Brasil. Acesso em: 20 jun. de 2024. Custódio, F. A importância do UI/UX no desenvolvimento de software e aplicativos. FWC Tecnologia, 08 abr. 2023. Disponível em: https://fwctecnologia.com/blog/post/ui-ux-desenvolvimento-software-aplicativos. Acesso em: 25 jul. de 2024. Dias, M. UX e UI design: o que é e qual a importância para o seu negócio. Publicado em: 15 jun. de 2024. Disponível em: https://www.ideianoar.com.br/ux-e-ui-design/ . Acesso em: 30 jun. de 2024. Figma Design. Sobre o Figma. 2021. Disponível em: https://www.figma.com/design/. Acesso em: 1 de jul. de 2024. Garrett, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2. ed. Berkeley: New Riders, 2010. Gil, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019 Hoober, S.; Bergma, E. Designing Mobile Interfaces. 1. ed. Sebastopol: O'Reilly Media, 2011. GONÇALVES, Lucyanna. Reimaginando o Enjoei Pro. 2024. Disponível em: https://www.linkedin.com/posts/lucyanna-g_aplicativo-enjoei-um-estudo-de-ui-notion-activity-7202767910375723008-IGWv/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 16 dez. 2024. L., Andrei. Dominando o User Experience: O Que é e Como Aplicar o UX. Hostinge, Publicado em: 11 ag. de 2023. Disponível em: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/ux-o-que-e-user-experience. Acesso em: 15 de jul. de 2024. MCGOWAN, Sean. Estudo de caso de UX: Duolingo. Codal, 2021. Disponível em: https://www.codal.com/blog/ux-case-study-duolingo. Acesso em: 16 dez. 2024. Minayo, M. C. d. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. OLIVIERI, Fernando. O que é BookTok, fenômeno do TikTok que incentiva a leitura. Exame, São Paulo, 24 jun. 2024. Disponível em: https://exame.com/pop/o-que-e-booktok-fenomeno-do-tiktok-que-incentiva-a-leitura/. Acesso em: 08 nov. 2024. Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018. Shrestha, P. Brasil em três gráficos: instalações, sessões e taxas de retençāo. Publicado em: 01 fev. de 2023. Disponível em: https://www.adjust.com/pt/blog/brazil-in-three-charts-installs-sessions-and-retention-rates/ . Acesso em 23 jul. 2024. UX e Usabilidade em mobile e web. Guia Completo de UX e Usabilidade em Aplicativos Móveis e Web. Disponível em: https://www.alura.com.br/apostila-ux-usabilidade-mobile-web Apostila da Caelum. Disponibilizada pela Alura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Experiência de usuário | pt_BR |
dc.subject | Interface do usuário | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE COMPARATIVA DE UI E UX EM APLICATIVOS MÓVEIS UTILIZADOS POR JOVENS ADULTOS: ESTUDO INSPIRADOR PARA A MELHORIA DO STORYSTOCK | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Láyza Ferreira Lopes.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.