Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Laís Alice Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5021603348570433 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0108721244666715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Piovezan, Patrícia Regina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2752221534684072 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Tálissa Vitória Menezes De | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6991906354031651 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T17:40:04Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11 | - |
dc.date.available | 2024-10-14T17:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4823 | - |
dc.description.abstract | This article makes a bibliographic and documentary analysis analyzing the changes related to the school treatment of students with disabilities. The research has a qualitative character with an approach that seeks to understand the complexity of human interactions and the nature of social phenomena. Therefore, it is important to understand the public policies that guarantee the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The object of research in question will be the municipality of Caldas Novas - Goiás, since inclusion in the basic education network will be analyzed. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo faz uma análise bibliográfica e documental analisando as mudanças referidas ao tratamento escolar de alunos com deficiência. A pesquisa tem caráter qualitativa com uma abordagem que busca compreender a complexidade das interações humanas e a natureza dos fenômenos sociais. Sendo assim importante entender as políticas públicas que garantem a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objeto de pesquisa em questão será o município de Caldas Novas - Goiás, uma vez que será analisado a inclusão na rede de educação básica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tálissa Vitória Menezes de Sousa (talissa.vitoria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T03:56:33Z No. of bitstreams: 2 tcc_Tálissa Vitória_Menezes De Sousa.pdf: 753943 bytes, checksum: 0555caa12932932b6f0efed635e860b6 (MD5) TCAE Tálissa Vitória.pdf: 496544 bytes, checksum: a67d9e84385c030049cdabb9e6f45194 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:37:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Tálissa Vitória_Menezes De Sousa.pdf: 753943 bytes, checksum: 0555caa12932932b6f0efed635e860b6 (MD5) TCAE Tálissa Vitória.pdf: 496544 bytes, checksum: a67d9e84385c030049cdabb9e6f45194 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:39:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Tálissa Vitória_Menezes De Sousa.pdf: 753943 bytes, checksum: 0555caa12932932b6f0efed635e860b6 (MD5) TCAE Tálissa Vitória.pdf: 496544 bytes, checksum: a67d9e84385c030049cdabb9e6f45194 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-14T17:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_Tálissa Vitória_Menezes De Sousa.pdf: 753943 bytes, checksum: 0555caa12932932b6f0efed635e860b6 (MD5) TCAE Tálissa Vitória.pdf: 496544 bytes, checksum: a67d9e84385c030049cdabb9e6f45194 (MD5) Previous issue date: 2024-10-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituição extra IF Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. Em: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014. ANSERMET, François. Autismo e resposta do sujeito. Capítulo 5. São Paulo, Editora Escuta, 2007. AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BARRETO GOMES, Roberia Vieira. Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. In: [Título do livro]. Capítulo 4 - TEA: comunicação alternativa. [Local de publicação]: [Editora], [ano]. BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 07 de jul. 2024. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao especial-chegam-a-mais-de-1-7-milhao. Acesso em: 1 jul. 2024. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas estatísticas do censo escolar 2014. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_es tatisticas_do_censo_escolar_2014%20final.pdf. BRASIL. Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 14 de ago. 2024. BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 01 de ago. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/programa implantacao-de-salas-de-recursos-multifuncionais. Acesso em: 15 de ago. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro autista/definicao-tea/ Acesso em: 12 de ago. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2008. BRASIL. Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste. Caldas Novas (GO). Disponível em: https://www.gov.br/sudeco/pt-br/municipios/goias/outubro/caldas-novas-go. Acesso em: 5 de set. 2024. CABRERA, María Cristina; HERNÁNDEZ, Elizabeth; HERNÁNDEZ, Aurora; GÓMEZ, Santiago. Personas con discapacidad y acceso a servicios educativos en Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, v. 9, n. 1, p. 15-32, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267452569_Personas_con_discapacidad_y_acceso_ a_servicios_educativos_en_Latinoamerica. Acesso em: 4 ago 2024. CAMARGO, Ana Maria. Dialogando sobre a política de educação especial na perspectiva inclusiva. 1. ed. Campinas: Papirus, 2005. DUMAS, Jean E. Transtorno invasivo do desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2010. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. MAZZOTTA, M. J. S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pioneira, 1982. PEREIRA, Ana Maria; NUNES, Márcia. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 1, p. 71-88, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeesp/article/view/2175-3539.2017v23n1p71. Acesso em: 10 set. 2024. PORRAS, R. V. Capítulo II. In: CABRERA, María Cristina; HERNÁNDEZ, Elizabeth; HERNÁNDEZ, Aurora; GÓMEZ, Santiago (orgs.). Personas com discapacidad y acceso a servicios educativos en Latinoamérica. Ediciones Cinca [e-book], 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267452569_Personas_con_discapacidad_y_acceso_ a_servicios_educativos_en_Latinoamerica. Acesso em: 12 jul. 2024 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE CALDAS NOVAS-GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Tálissa Vitória_Menezes De Sousa.pdf | 736,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE Tálissa Vitória.pdf | 484,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.